• 3 de outubro de 2025

Polícia prende suspeito apontado como principal fornecedor de insumos para bebidas adulteradas em São Paulo

Pablo Jacob/Governo de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo deteve nesta sexta-feira (3) um homem suspeito de atuar como o principal fornecedor de insumos usados para a adulteração de destilados no estado. Ele foi preso em uma operação que investigava a falsificação de bebidas como gin, vodca e uísque.

A investigação aponta que o detido comercializava garrafas, tampas, rótulos, caixas e selos falsificados do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com o objetivo de fazer os produtos adulterados parecerem originais.

Ele foi capturado no Jardim Carumbé, na zona leste da capital. Segundo a polícia, ao menos dois imóveis estariam ligados ao esquema: um deles usado para armazenar os materiais e outro para a distribuição dos insumos a revendedores.

A prisão integra uma operação contra a falsificação de bebidas que já resultou na apreensão de milhares de materiais — como garrafas vazias, bombonas, rótulos adesivos e embalagens — em diversos pontos do estado. Até o momento, não há informações confirmadas sobre a inclusão de metanol nessas operações, substância que já tem sido associada a casos de intoxicação e mortes no país.

O suspeito responderá por crimes contra a propriedade industrial e contra as relações de consumo. A polícia continua investigando outros possíveis envolvidos, inclusive gráficas que fabricariam rótulos falsos e os responsáveis pelo envase das bebidas.

Autoridades de saúde e segurança pública seguem monitorando denúncias relacionadas ao consumo de bebidas adulteradas e a possíveis casos de intoxicação por metanol, uma substância extremamente tóxica que, se consumida, pode causar cegueira ou até levar à morte.

Relacionadas

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento facial; saiba como se cadastrar

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento…

O Estádio do Mangueirão, em Belém, agora possui 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Os equipamentos foram instalados…
UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada gratuita de absorventes, pelo Farmácia Popular

UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada…

Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém agora podem retirar absorventes gratuitamente de forma mais rápida e acessível, nas Unidades…
Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em protesto contra dragagem do rio Tapajós

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em…

Indígenas de cerca de 14 etnias ocupam desde sexta-feira (23) as instalações da multinacional Cargill, em Santarém, no oeste do Pará,…