• 22 de dezembro de 2025

Operação “Festas Seguras” reforça policiamento e mobiliza mais de 200 policiais civis no Pará durante o Natal.

Foto: Ascom PCPA

A Polícia Civil do Pará iniciou as ações da operação “Festas Seguras” 2025, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o objetivo de reforçar a segurança durante o período das festas natalinas. Desde a última sexta-feira (19), o policiamento foi intensificado em áreas comerciais de Belém, na Região Metropolitana e em balneários do interior do estado, com foco na prevenção de crimes, fiscalização de trânsito e combate à perturbação da ordem pública.

Ao todo, mais de 200 policiais civis foram mobilizados para atuar em diversas localidades, com apoio de viaturas e funcionamento ampliado de unidades policiais. Na capital e Região Metropolitana, delegacias vinculadas à Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) passaram a operar em regime de plantão 24 horas. As Seccionais Urbanas de São Brás, Comércio, Sacramenta, Marambaia, Icoaraci e Mosqueiro permanecem abertas durante todo o dia para o registro presencial de ocorrências. Também seguem em funcionamento integral as seccionais de Ananindeua, Cidade Nova e Marituba, além da Delegacia de Benevides. As demais unidades, que operam em horário regular, permanecem fechadas durante feriados e fins de semana.

O delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, destacou que a corporação atua de forma integrada com as demais forças de segurança pública para garantir tranquilidade à população e aos turistas que visitam o Pará neste período. Segundo ele, todas as delegacias envolvidas na operação estão aptas a atender as demandas encaminhadas às unidades reforçadas.

As ações também incluem fiscalizações da Lei Seca, realizadas de forma conjunta pela Polícia Civil, Polícia Militar e agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), com abordagens a condutores de carros e motocicletas e aplicação do teste do etilômetro para coibir a condução sob efeito de álcool.

Desde o dia 20 de dezembro, foram registrados 104 boletins de ocorrência nas unidades com reforço policial. Nesse período, 16 pessoas foram presas, sendo uma autuada por alcoolemia durante fiscalização da Lei Seca. Também foram instaurados 17 procedimentos policiais e fiscalizados mais de 45 estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento das normas de funcionamento.

Equipes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA) atuaram ainda no combate à poluição sonora, com ações em 44 estabelecimentos e 31 veículos. As operações seguem durante todo o período natalino com o objetivo de garantir segurança, ordem pública e atendimento à população paraense.

Relacionadas

Subtenente da PM se apresenta à polícia após atropelamento com morte em Marabá

Subtenente da PM se apresenta à polícia após atropelamento…

O subtenente da reserva da Polícia Militar, José do Espírito Santo Barbosa, suspeito de provocar um grave atropelamento em Marabá, se…
Semana do Cinema terá ingressos a partir de R$ 10 entre 5 e 11 de fevereiro em Belém

Semana do Cinema terá ingressos a partir de R$…

A primeira edição da Semana do Cinema de 2026 já tem data definida e promete movimentar as salas de exibição em…
Foragido do presídio de Santarém, “Bombado” é preso em Belém

Foragido do presídio de Santarém, “Bombado” é preso em…

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (28), Emerson Sírio Sousa, conhecido como “Bombado”, que estava foragido do sistema prisional…