- 4 de setembro de 2025
Famílias afetadas por incêndio no Tapanã receberão amparo habitacional
As famílias afetas pelo incêndio no bairro do Tapanã, em Belém, na tarde de quarta, 3, receberão auxílio habitacional, através da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), que iniciou o cadastramento das 8 famílias afetadas. Nesta quinta, 4, a equipe da Cohab retornou ao local do incêndio para finalizar o cadastro e coletar os demais dados necessários.
De acordo com a companhia, as famílias terão acesso aos recursos do programa habitacional ‘Sua Casa’, para a reconstrução dos imóveis atingidos e/ou destruídos. A equipe realizou a avaliação das estruturas, com registros fotográficos e um levantamento da necessidade das famílias.
O incêndio
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma área de difícil acesso. Parte das chamas foi controlada por moradores com baldes de água. A suspeita é de que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito na fiação elétrica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), o idoso deu entrada já sem vida na Unidade Básica de Saúde do Tapanã, conforme constatado pelo médico plantonista. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde será feita a verificação da causa exata da morte.
Testemunhas relataram que o fogo se espalhou rapidamente. Um morador afirmou ter ouvido um “pipoco” seguido de estalos. O local atingido é de difícil acesso, o que atrasou a chegada do Corpo de Bombeiros.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que sete famílias afetadas estão recebendo apoio emergencial por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Secretaria Municipal de Cidadania (Semcad). A Defesa Civil também foi acionada e informou que o laudo técnico sobre o incêndio será divulgado nesta quinta-feira (4).