- 7 de fevereiro de 2026
Droga escondida em compressor é apreendida em embarcação que ligava Manaus a Oriximiná
Durante uma operação de fiscalização realizada nesta sexta-feira (6), cerca de cinco quilos de skunk foram apreendidos em uma embarcação que fazia o trajeto entre Manaus (AM) e Oriximiná, no oeste do Pará. A droga foi encontrada no navio/motor Cidade de Oriximiná III, durante inspeção com apoio de um cão farejador.
Segundo as autoridades, o entorpecente estava escondido dentro de um compressor, na área destinada ao transporte de encomendas. A ação ocorreu no âmbito das atividades da Base Integrada Fluvial Candiru, instalada na região. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Oriximiná, onde foram adotados os procedimentos legais.
As Bases Integradas Fluviais atuam em pontos estratégicos das rotas de navegação da Amazônia, com unidades no oeste do Pará e no arquipélago do Marajó. De acordo com dados oficiais, somente em janeiro de 2026, as bases abordaram mais de 160 embarcações e cerca de 13,5 mil pessoas. No período, também foram apreendidos quase 100 quilos de drogas e mais de 100 quilos de pescado ilegal, além do registro de uma prisão durante as fiscalizações.