- 17 de setembro de 2025
Defesa Civil testa sistema de alertas em celulares de paraenses no próximo sábado
A população paraense vai receber alertas em seus celulares durante uma simulação feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Proteção junto com a Defesa Civil. As mensagens serão enviadas pela plataforma Defesa Civil Alerta (DCA), no próximo sábado (20) às 15h.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, o sistema tem dois níveis de alerta: Extremo, quando há risco imediato e a população deve agir de imediato, e severo, quando existe tempo para preparação.
Quem vai receber
Durante a simulação, moradores de Belém, Paragominas, Tucuruí e Parauapebas vão receber gratuitamente alertas em seus celulares compatíveis com a tecnologia 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro.
Aparência

As mensagens vão chegar em formato sonoro e visual, com informações sobre risco de desastres naturais, como chuvas intensas, enchentes e vendavais e deslizamentos, além de orientações sobre como agir para se proteger.
Outras plataformas

Além do DCA, os alertas também podem ser emitidos por outros canais, como SMS TV por assinatura, WhatsApp, Telegram, sinais sonoros, instagram e Google Public Alerts, reforçando a integração entre diferentes ferramentas de comunicação para salvar vidas e reduzir riscos em situações de emergência.
De acordo com o governo estadual, de 2019 até hoje, já foram emitidos 1.258 alertas via SMS pelo Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), incluindo registro do Cenad e da Defesa Civil de Parauapebas. Somente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foram 944 alertas, números que evidenciam a atuação constante do sistema de prevenção