• 11 de setembro de 2025

Corda do Círio chega a Belém nesta quinta-feira (11)

Rosana Pinto/Ascom DFN

A corda do Círio 2025 chegou a Belém no final da manhã desta quinta-feira (11). Um dos símbolos oficiais da procissão, este é o terceiro ano consecutivo em que a corda é produzida integralmente no Pará pela Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).

O objeto chegou à capital paraense por volta de 12h e ficará guardado na Estação Luciano Brambilla, com vistoria oficial marcada para o próximo dia 27, com medição dos 800 metros para garantir as condições ideais.

A corda é produzida com fibras de malva, cultivada em mais de 20 municípios paraenses por projetos de agricultura familiar que envolvem mais de mil famílias, a corda tem 800 metros de comprimento e 60 milímetros de diâmetro, sendo dividida em duas partes iguais para as procissões do Círio e da Trasladação.

Tradição da corda

O símbolo de fé entrou para a história do Círio em 1885, quando uma enchente na Baía do Guajará impediu a berlinda de avançar puxada por cavalos. Na ocasião, um comerciante emprestou uma corda para que os fiéis conseguissem conduzir a imagem. Desde então, o objeto se transformou em um dos maiores símbolos da fé mariana na Amazônia, representando o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e seus devotos.

Relacionadas

Vitória x Remo: saiba onde assistir à estreia da Série A 2026

Vitória x Remo: saiba onde assistir à estreia da…

O confronto entre Vitória e Remo acontece nesta quarta-feira (28), às 19h, marcando a estreia das equipes no Campeonato Brasileiro de…
Cannabis: Anvisa aprova cultivo da planta com fins medicinais; entenda

Cannabis: Anvisa aprova cultivo da planta com fins medicinais;…

Diretoria da agência seguiu determinação do STJ e regulamentou o plantio por empresas para finalidades médicas; cultivo individual segue proibido A…
Resultado do Prosel 2026 da Uepa será divulgado nesta sexta-feira (30)

Resultado do Prosel 2026 da Uepa será divulgado nesta…

Quase 50 mil candidatos aguardam a divulgação do resultado do Processo Seletivo 2026 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que…