• 11 de setembro de 2025

Corda do Círio chega a Belém nesta quinta-feira (11)

Rosana Pinto/Ascom DFN

A corda do Círio 2025 chegou a Belém no final da manhã desta quinta-feira (11). Um dos símbolos oficiais da procissão, este é o terceiro ano consecutivo em que a corda é produzida integralmente no Pará pela Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).

O objeto chegou à capital paraense por volta de 12h e ficará guardado na Estação Luciano Brambilla, com vistoria oficial marcada para o próximo dia 27, com medição dos 800 metros para garantir as condições ideais.

A corda é produzida com fibras de malva, cultivada em mais de 20 municípios paraenses por projetos de agricultura familiar que envolvem mais de mil famílias, a corda tem 800 metros de comprimento e 60 milímetros de diâmetro, sendo dividida em duas partes iguais para as procissões do Círio e da Trasladação.

Tradição da corda

O símbolo de fé entrou para a história do Círio em 1885, quando uma enchente na Baía do Guajará impediu a berlinda de avançar puxada por cavalos. Na ocasião, um comerciante emprestou uma corda para que os fiéis conseguissem conduzir a imagem. Desde então, o objeto se transformou em um dos maiores símbolos da fé mariana na Amazônia, representando o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e seus devotos.

Relacionadas

Subtenente da PM se apresenta à polícia após atropelamento com morte em Marabá

Subtenente da PM se apresenta à polícia após atropelamento…

O subtenente da reserva da Polícia Militar, José do Espírito Santo Barbosa, suspeito de provocar um grave atropelamento em Marabá, se…
Semana do Cinema terá ingressos a partir de R$ 10 entre 5 e 11 de fevereiro em Belém

Semana do Cinema terá ingressos a partir de R$…

A primeira edição da Semana do Cinema de 2026 já tem data definida e promete movimentar as salas de exibição em…
Foragido do presídio de Santarém, “Bombado” é preso em Belém

Foragido do presídio de Santarém, “Bombado” é preso em…

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (28), Emerson Sírio Sousa, conhecido como “Bombado”, que estava foragido do sistema prisional…