- 17 de setembro de 2025
COP30: 79 países asseguram presença em Belém; mais 70 ainda negociam
Ao menos 79 países confirmaram presença na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP30, que vai ocorrer em Belém em novembro deste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), onde representantes da Presidência da COP30, da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil, do Ministério da Relações-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), órgão de governança interna que dá suporte às Conferências das Partes (COPs) para atualizar o status da preparação do evento, com destaque para as soluções de hospedagem e de tecnologia.
Para reforçar o trabalho, no dia 18 de agosto foi criada uma força-tarefa integrada, com a missão de atender individualmente cada delegação. Esse canal direto foi concebido para oferecer soluções ágeis em questões de hospedagem, transporte, saúde e demais demandas operacionais. Outras 70 delegações seguem negociando sua vinda. Às 79 que confirmaram hospedagem, foram feitas por meio de Bnetwork, Qualitour ou por reservas próprias.
Durante a reunião, o Secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, anunciou a revisão da taxa diária das Nações Unidas (DSA) para Belém. O valor, que antes era de US$144, foi aumentado para US$197 para 144 países em desenvolvimento, incluindo os Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS). Os representantes regionais presentes na reunião receberam com satisfação essa assistência adicional, disponível para um número limitado de delegados de cada país elegível.
O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, embaixador Maurício Lyrio, também enfatizou o simbolismo de escolher a capital paraense como sede tanto da COP30, quanto da Cúpula.
“Todo o governo brasileiro e a população brasileira reconhecem o significado de organizar a primeira COP no coração da floresta amazônica. Diferente de grandes centros urbanos, estamos organizando o evento em um local simbólico, que fortalece a mensagem sobre a importância da Amazônia em negociações climáticas globais. É natural que o país que abriga uma das maiores florestas tropicais do mundo reconheça a relevância de realizar uma COP em seu território, destacando o papel das florestas na luta contra a mudança do clima”. O embaixador informou, ainda, que todos os convites para a Cúpula da COP30, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, já foram enviados para as partes.
Combate a preços abusivosOutro tema abordado foram os esforços do governo federal para coibir práticas de preços abusivos, por meio de medidas jurídicas e administrativas, bem como diálogo com o setor hoteleiro, plataformas de hospedagem e imobiliárias. Um exemplo positivo foi quando as plataformas Hotels.com e Airbnb.com acataram recomendações da Defensoria Pública do Pará, Ministério Público, Procon e Ordem dos Advogados do Brasil, bloqueando anúncios considerados abusivos e emitindo alertas quando os valores ultrapassam a média de mercado.