- 29 de outubro de 2025
Mais de 7 mil militares chegam a Belém para reforçar segurança da COP30
Mais de 7 mil militares das Forças Armadas chegaram a Belém, na tarde desta quarta-feira (29) para reforçar a segurança da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital paraense entre 6 e 21 de novembro de 2025.
A operação, denominada Comando Operacional Conjunto Marajoara, reúne efetivos do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira em ação integrada com órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal.
Nesta quarta-feira (29), as tropas participaram do “Apronto Operacional” na Base Aérea de Belém, uma inspeção das forças e equipamentos que marcou o início oficial da operação. Durante a cerimônia, foram apresentadas viaturas, aeronaves e outros recursos que serão utilizados durante a conferência.
Profissionais de várias regiões do país, com experiência em grandes eventos, também foram deslocados para Belém. Embora parte do efetivo já esteja na capital, o planejamento da operação teve início no ano passado.
Em novembro, as Forças Armadas atuarão junto às equipes de segurança municipais, estaduais e federais, com atividades que incluem proteção de locais estratégicos da cidade e segurança das usinas hidroelétricas de Belo Monte e Tucuruí, garantindo um ambiente seguro para todos os participantes.
Desde o início do ano, as equipes passaram por treinamentos específicos, que envolveram proteção contra ameaças químicas, biológicas e nucleares, segurança cibernética, defesa contra drones, escolta de autoridades, proteção aérea e operações especiais.