- 13 de fevereiro de 2026
Carnaval das águas de Cametá agita comunidades ao longo do Rio Turema
O município de Cametá, no interior do Pará, deu início a uma das manifestações culturais mais especiais do carnaval paraense, mostrando como se faz carnaval na Amazônia.
O Carnaval das Águas, com mais de 100 anos de tradição, transforma os rios que formam o município em “Sapucaí” e as embarcações em escolas de samba, decoradas com adornos e fantasias do folclore amazônico. Ao longo do rio, o Carnaval das Águas em Cametá leva folia e diversão às comunidades ribeirinhas da cidade, além de reunir foliões de ilhas próximas.
Cerca de 30 cordões, vindos de diversas ilhas da região, participam das apresentações. O espetáculo é conduzido pelo som das bandinhas de fanfarra e se estende de janeiro até os dias oficiais de folia, reafirmando a conexão profunda entre a cultura local, o território e o rio.
Um dos pilares do Carnaval das Águas é o uso de máscaras artesanais, que conferem um ar de mistério e personalidade aos foliões.Os Pestinhas da Folia: Bloco fundado em 2017 por Eliel Prestes, que mantém viva a técnica de confecção de máscaras aprendida com o mestre Viltal, do Cordão Última Hora. Bixarada do Juaba: Outra manifestação irreverente que compõe o mosaico multicultural da região.
Além de ser um evento gratuito e um forte atrativo turístico para o Baixo Tocantins, o carnaval é visto pela comunidade como um ato de soberania cultural.