- 17 de setembro de 2025
Belém já em clima de Círio; confira a agenda de eventos oficiais deste mês de setembro
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgou a agenda oficial dos eventos que serão realizados neste mês de setembro. Faltando apenas 25 dias para o Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil, o cenário já começa a mobilizar fieis, voluntários de devotos de Nossa Senhora.
O ponta pé inicial será nesta quinta-feira (18) com o Encontro de Peregrinos de Nazaré, que acontecerá no Auditório Dom Vicente Zico. O evento, marcado para às 14 horas, reúne grupos de romeiros que participam do tradicional trajeto até Belém durante a semana do Círio de Nazaré.
A agenda segue com Formação dos alunos das escolas que conduzem os carros de promessas na Casa de Plácido. O encontro acontece no sábado, dia 20, às 15h, com momentos de oração, preparação espiritual e orientações sobre como ocorre a romaria de domingo e as funções destes estudantes.
Já no domingo, dia 21, a partir das 8h, a Diretoria da Festa de Nazaré realiza a Prova do Concurso de Redação no auditório Paulo Apóstolo, no Centro Social. A iniciativa tem como objetivo estimular reflexões sobre a fé, valores cristãos e o protagonismo estudantil, aproximando educação, cultura e religiosidade. Os autores das três melhores redações, juntamente com seus respectivos professores, receberão premiações.
Já na quarta-feira (24), às 19h, a Diretoria da Festa realiza a coletiva oficial do Círio 2025, com a entrega do roteiro de todas as procissões, na presença de órgãos de segurança e saúde, no auditório Dom Zico, no Centro Social de Nazaré.
Ainda em setembro, a expectativa para o público visitante aumenta com a previsão da abertura do Arraial 2025, nos espaços Capela Bom Pastor e Casa de Plácido. O evento dá início a organização do tradicional espaço de lazer, gastronomia e entretenimento que acolhe milhares de famílias durante a quinzena nazarena.
A programação segue no sábado (27) com a Manhã dos Eleitos, na Fazenda Esperança, na ilha de Mosqueiro. Todos os anos, a Diretoria da Festa escolhe um segmento da sociedade para homenagear e ajudar. O objetivo é levar evangelização e acolhida ao coração dos escolhidos.
Ainda no sábado, a agenda do mês finaliza com a vistoria da corda, no colégio Santa Catarina, no bairro de Nazaré, às 15 horas. Durante a revisão, serão verificadas as argolas, nós, estações e o comprimento total. Após o trabalho, a corda da Trasladação ficará em exposição na Estação Luciano Brambilla e a do Círio na Estação das Docas, até o dia 11 de outubro. A corda utilizada nas procissões é confeccionada em malva e possui 800 metros de comprimento, dividida em duas partes de 400 metros para cada romaria, com 60 milímetros de diâmetro. Ela já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as procissões.