• 8 de novembro de 2025

Adversário de Trump, governador da Califórnia confirma presença na COP30 em Belém

Reprodução: Divulgação

O governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), confirmou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece na próxima semana em Belém. O democrata chega ao Brasil na próxima terça-feira (11) para participar da cúpula climática — evento que ocorrerá sem representantes oficiais dos Estados Unidos, após decisão do presidente Donald Trump de não enviar delegação ao encontro.

Em comunicado publicado no site do governo californiano na quarta-feira (5), Newsom afirmou que o estado seguirá atuando de forma independente na agenda ambiental global.

“Enquanto o presidente dos Estados Unidos vira as costas para as pessoas e para o planeta, a Califórnia está firmando parcerias globais focadas na criação de empregos e na redução da poluição tóxica”, declarou o governador.

A Casa Branca confirmou que não haverá ministros ou secretários norte-americanos na COP 30. De acordo com a porta-voz Taylor Rogers, o presidente Trump “não colocará em risco a segurança econômica e nacional do país para perseguir metas climáticas vagas que estão destruindo outros países”. Ela acrescentou que o presidente mantém diálogo com líderes mundiais “por meio de acordos de energia e paz com foco em parcerias energéticas”.

Antes de seguir para Belém, Newsom cumprirá agenda em São Paulo, onde participará do Simpósio Global de Investidores do Instituto Milken, com uma palestra sobre transição energética na Califórnia e reuniões com empresários e autoridades brasileiras.

Na capital paraense, o governador se reunirá com líderes internacionais e representantes de comunidades indígenas para discutir políticas de energia limpa, conservação ambiental e soluções baseadas na natureza. A visita ocorre após a assinatura de uma parceria climática entre o Brasil e a Califórnia, firmada em setembro por Newsom e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com foco em energia renovável, mercados de carbono e proteção ambiental.

Adversário político de Trump e visto como um dos principais nomes do Partido Democrata, Gavin Newsom tem se destacado por sua atuação independente em temas ambientais e é apontado como possível candidato à Presidência dos Estados Unidos em 2028. Em declarações recentes, o governador tem criticado duramente a política energética da Casa Branca, acusando o governo federal de “se alinhar a países produtores de petróleo e de negligenciar os compromissos globais de combate às mudanças climáticas”.

Relacionadas

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto; pedidos vão até 21 de novembro

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto;…

Já está aberto o prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve…
Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios e R$ 1,6 mi em dinheiro em espécie

Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras…

A Polícia Federal apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios de alto valor e cerca de R$ 1,6 milhão em…
Instalação na COP30 chama atenção para violência sexual contra crianças e adolescentes

Instalação na COP30 chama atenção para violência sexual contra…

A Casa Brasil Belém recebe, durante a COP 30, a instalação Loja de Inconveniência, que tem o objetivo de alertar para…