• 19 de fevereiro de 2026

Rei Charles III se pronuncia após prisão do irmão mais novo e ex-príncipe Andrew: ‘A lei deve seguir seu curso’

Adrian Dennis/AFP

O rei Charles III se pronunciou oficialmente após a prisão do irmão mais novo e ex-príncipe Andrew, nesta quinta-feira, alvo de uma investigação por “má conduta no exercício das funções oficiais”. No comunicado, divulgado pela BBC, o monarca afirmou ter recebido a notícia “com a mais profunda preocupação” e destacou que o caso deve seguir “um processo completo, justo e adequado”, conduzido pelas autoridades competentes.

O rei ressaltou ainda que não fará novos comentários enquanto o procedimento estiver em andamento. “Permitam-me afirmar com clareza: a lei deve seguir seu curso. À medida que esse processo continua, não seria correto comentar mais sobre este assunto”.

Ele também reiterou apoio integral às investigações. “Como já disse antes, eles contam com nosso apoio e cooperação plenos e irrestritos”, declarou em nota. Por fim, acrescentou que a família real manterá suas funções públicas normalmente.

Leia o pronunciamento do rei Charles III na íntegra

“Tomei conhecimento, com a mais profunda preocupação, das notícias sobre Andrew Mountbatten-Windsor e da suspeita de má conduta em cargo público. O que se segue agora é o processo completo, justo e adequado pelo qual essa questão será investigada da maneira apropriada e pelas autoridades competentes.

Nesse sentido, como já disse antes, eles contam com nosso apoio e cooperação plenos e irrestritos. Permitam-me afirmar com clareza: a lei deve seguir seu curso. À medida que esse processo continua, não seria correto que eu comentasse mais sobre este assunto. Enquanto isso, minha família e eu continuaremos em nosso dever e serviço a todos vocês.

Charles R.”

Prisão no dia do aniversário

A detenção do ex-príncipe Andrew ocorreu em Norfolk, no dia em que ele comemora o aniversário de 66 anos, enquanto agentes realizam buscas em endereços nos condados de Berkshire e Norfolk. Em comunicado, as autoridades afirmaram que irmão do rei Charles III foi preso “como parte de uma investigação” por “má conduta no exercício das funções oficiais”. Segundo a rede BBC, Andrew permanece sob custódia policial.

A polícia acrescentou, ainda, que não divulgaria oficialmente a identidade do detido, “conforme as diretrizes nacionais”, e alertou que o caso “está agora em andamento, portanto, deve-se ter cuidado com qualquer publicação para evitar desacato ao tribunal”.

O chefe assistente de polícia Oliver Wright declarou ainda que a prisão foi efetuada “após uma avaliação minuciosa”. Segundo ele, “é importante que protejamos a integridade e a objetividade de nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar essa suposta infração”.

As autoridades também reconheceram o interesse público no caso: “Entendemos (…) e forneceremos atualizações no momento apropriado”.

Ligação com Jeffrey Epstein

A prisão do ex-príncipe aconteceu após a chegada de viaturas policiais à propriedade de Wood Farm, localizada na propriedade de Sandringham. Seis carros descaracterizados e cerca de oito agentes à paisana foram vistos chegando ao local pouco depois das 8h. Um dos policiais carregava um computador portátil de uso oficial. Parte das viaturas entrou pela frente da residência de cinco quartos, situada na vila de Wolferton, enquanto outras utilizaram a entrada traseira.

As autoridades estariam avaliando alegações que surgiram nos arquivos ligados ao caso Jeffrey Epstein, incluindo acusações de que Mountbatten-Windsor teria compartilhado informações sensíveis com o financista quando atuava como enviado comercial do Reino Unido.

O crime de “misconduct in public office” no sistema jurídico britânico pode resultar em pena máxima de prisão perpétua.

Cerca de 30 minutos após a chegada, uma das viaturas deixou o local, seguida por outros dois veículos, um deles supostamente transportando a equipe de segurança de Mountbatten-Windsor.

Fonte: O Globo

Relacionadas

Barack Obama diz que “aliens são reais”, mas nega presença de ETs na Área 51

Barack Obama diz que “aliens são reais”, mas nega…

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou sobre teorias envolvendo vida fora da Terra em entrevista publicada no sábado (14).…
Socialista António Seguro derrota candidato da extrema direita e vence eleição presidencial em Portugal

Socialista António Seguro derrota candidato da extrema direita e…

O candidato socialista moderado António José Seguro venceu o segundo turno da eleição presidencial em Portugal, realizado neste domingo, de maneira…
Trump diz que viu ‘apenas o início’ de vídeo racista com Barack e Michelle Obama e que não se desculpará

Trump diz que viu ‘apenas o início’ de vídeo…

Nas primeiras declarações após a publicação em suas redes sociais de um vídeo racista retratando o ex-presidente dos EUA Barack Obama…