• 13 de fevereiro de 2026

Embarcação naufraga no encontro das águas em Manaus e pessoas ficam à deriva; duas mortes são confirmadas

Uma embarcação afundou na tarde desta sexta-feira (13) nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus, e deixou dois mortos. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram passageiros à deriva após o acidente. As causas do naufrágio ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.

O Encontro das Águas é um dos fenômenos naturais mais emblemáticos da Amazônia. Ele acontece quando os rios Negro e Solimões se encontram, mas seguem lado a lado por quilômetros sem se misturar.

Segundo os bombeiros, além das duas mortes, sete pessoas estão desaparecidas e 71 pessoas foram resgatadas.

A embarcação era a lancha de passageiros Lima de Abreu XV, operada pela empresa Lima de Abreu Navegações, que saiu de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte por volta de 12h30. Em nota, a empresa confirmou o acidente.

“No momento, estamos realizando a conferência de todas as pessoas que estavam a bordo, incluindo passageiros e tripulação, a fim de confirmar as informações com total responsabilidade e transparência. Também estamos apurando junto às autoridades competentes, todas as circunstâncias que levaram ao ocorrido”.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou a morte de uma criança, de idade não divulgada. Segundo o órgão, a vítima foi recebida no Pronto Socorro da Criança da Zona Leste, unidade que integra o Complexo Hospitalar Leste (CHL), mas já chegou sem vida ao hospital.

A segunda morte foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). O corpo da vítima, que também não teve a identidade divulgada, chegou por volta das 18h no pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, no Porto de Manaus.

Segundo o comandante dos bombeiros, as vítimas resgatadas não apresentavam ferimentos graves.

Cerca de 25 bombeiros, três lanchas e oito viaturas da corporação além de uma lancha da Polícia Militar e uma ambulância do SAMU foram enviados para atuar no resgate das vítimas.

A Marinha informou que está com equipe no local e que uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste sobrevoou a área para localização e resgate dos passageiros e apuração inicial do acidente.

Relacionadas

Trânsito de Belém terá bloqueios e interdições no Carnaval

Trânsito de Belém terá bloqueios e interdições no Carnaval

O trânsito em Belém passará por interdições temporárias entre os dias 13 e 18 de fevereiro durante o feriadão de Carnaval. Segundo a Prefeitura…
Carnaval das águas de Cametá agita comunidades ao longo do Rio Turema

Carnaval das águas de Cametá agita comunidades ao longo…

O município de Cametá, no interior do Pará, deu início a uma das manifestações culturais mais especiais do carnaval paraense, mostrando…
Sete escola de samba desfilam hoje pelo grupo especial do Carnaval de SP

Sete escola de samba desfilam hoje pelo grupo especial…

A festa mais aguardada do Carnaval paulista começa oficialmente nesta sexta-feira (13), com os desfiles das escolas de samba do Grupo…