• 10 de fevereiro de 2026

Operação da PC apreende 60 adolescentes em conflito com a lei na Grande Belém e no interior do Pará

Foto: Reprodução/Agência Pará

A Polícia Civil do Pará realizou, na manhã desta terça-feira (10), a operação “Reintegração II”, com o objetivo de cumprir mais de 60 mandados de busca e apreensão contra adolescentes em descumprimento de medidas socioeducativas. A ação é coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) de Belém, com mandados expedidos pela 3ª Vara da Infância e Juventude da capital.

Mais de 90 policiais civis participaram das diligências na Região Metropolitana de Belém (RMB) e em municípios do interior do estado. As equipes atuaram na localização e apreensão dos alvos, além do registro das ocorrências e comunicação ao Poder Judiciário. A operação contou com o apoio de unidades da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP).

Segundo a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV, a ação dá continuidade à primeira fase, realizada em dezembro de 2025, e tem como foco garantir o cumprimento das decisões judiciais. Os adolescentes alvos da operação já responderam por atos infracionais e possuem medidas socioeducativas pendentes.

Na área da Região Metropolitana, 19 mandados foram cumpridos, com seis adolescentes localizados até a manhã desta terça-feira. De acordo com a delegada Vanessa Macedo, diretora da Data de Belém, a operação é resultado de um trabalho integrado de levantamento de informações e análise em sistemas para subsidiar as diligências.

Ao todo, são 62 mandados em cumprimento em todo o Pará. Na RMB, as ações ocorreram de forma simultânea e têm como alvo adolescentes envolvidos em atos infracionais como ameaça, roubo e tráfico de drogas.

As diligências seguem ao longo do dia para localizar outros adolescentes com medidas em aberto. Os apreendidos foram encaminhados para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

Relacionadas

Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

A família do paraense Wesley Adriano Silva, conhecido como “SGT Índio”, confirmou nesta terça-feira (10) sua morte em combate na guerra…
MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua em Belém e pede multa de R$ 354 mil contra a Prefeitura

MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua…

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a aplicação de multas que, somadas, ultrapassam R$ 354 mil contra o…
Thalyson celebra estreia pelo Paysandu no Re-Pa: ‘Fruto do meu trabalho’

Thalyson celebra estreia pelo Paysandu no Re-Pa: ‘Fruto do…

O atacante Thalyson, de 19 anos, do Paysandu, estreou como profissional com a camisa bicolor no último domingo (8), em um…