- 11 de janeiro de 2026
Na véspera do aniversário de Belém, aula pública sobre a Cabanagem leva multidão ao centro histórico
Neste domingo (11), véspera do aniversário de Belém, o Complexo dos Mercedários da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma programação especial para relembrar a história da capital paraense: uma aula pública sobre a Cabanagem. A atividade foi conduzida pelo professor de história Michel Pinho que, acompanhado por uma multidão, percorreu diversos pontos do bairro da Cidade Velha, no centro histórico da cidade.
A iniciativa abordou um dos períodos mais marcantes da história de Belém, destacando a tomada da cidade pelos cabanos, os confrontos no Palácio Lauro Sodré e a maior batalha registrada no Conjunto dos Mercedários, relacionando o movimento histórico à preservação do patrimônio e à ocupação dos espaços urbanos.
Além da aula pública, o público pode participar ainda da visita dialogada à exposição “Terra Incógnita, notas amazonianas”, na Galeria de Arte da UFPA, também com a presença do professor Michel Pinho e do curador Orlando Maneschy. A atividade propõe uma leitura da Cabanagem a partir das obras e do acervo em exibição.
A Livraria da Editora da UFPA também integra a programação, com ambientação temática, descontos especiais e destaque para a obra “Cabanagem: a revolução popular da Amazônia”. O espaço contará ainda com a presença de Ítalo Di Paolo, que participa de uma sessão de autógrafos.
Uma apresentação musical do grupo Paisagens Sonoras e a Feirinha do Circular, reunindo iniciativas criativas, artesanato, comida regional e produção autoral amazônica, completam a programação.