• 22 de dezembro de 2025

TCE-PA aprova resolução para ampliar transparência e fiscalizar emendas parlamentares estaduais

Reprodução: Emanoel Santos.

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) aprovou uma resolução que estabelece regras para fiscalizar e acompanhar a execução das emendas parlamentares estaduais, com foco em transparência, rastreabilidade e conformidade constitucional. A medida foi aprovada na última sessão plenária de 2025, realizada nesta quinta-feira (18), e passa a valer como referência obrigatória para o Poder Executivo estadual.

Pelo texto, o governo do Estado deverá criar uma plataforma digital unificada para garantir a identificação clara de cada emenda, informando o parlamentar autor, o valor destinado, o objeto da despesa e a localidade beneficiada. A iniciativa busca dar mais controle social sobre a aplicação dos recursos públicos e evitar distorções na execução orçamentária.

A resolução determina que as medidas de transparência e rastreabilidade sejam implementadas até janeiro de 2026, com atuação integrada da Controladoria-Geral do Estado, Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Administração, Secretaria da Fazenda e demais órgãos envolvidos. A partir de 1º de janeiro de 2026, a execução das emendas parlamentares estaduais só poderá ocorrer após o cumprimento integral dessas exigências.

De acordo com o TCE-PA, a comprovação da adoção das providências será condição prévia para o início da execução orçamentária e financeira das emendas. O Poder Executivo deverá comunicar formalmente ao Tribunal as medidas implementadas, permitindo o acompanhamento e a fiscalização permanentes.

Segundo o órgão, a resolução atende à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que estabeleceu a extensão obrigatória do modelo federal de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares para todos os estados. O STF também determinou que os tribunais de contas enviassem ato normativo ao Supremo até 31 de dezembro de 2025.

A primeira sessão plenária do TCE-PA em 2026 está marcada para o dia 13 de janeiro, quando o Tribunal deverá iniciar o acompanhamento das novas regras e das comunicações do Executivo estadual sobre a implementação da resolução.

Relacionadas

Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza protetores de animais em Belém

Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza…

A morte brutal do cãozinho Orelha, vítima de um ato de extrema crueldade cometido por adolescentes em uma praia de Florianópolis,…
CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…