- 10 de dezembro de 2025
Tijolos feitos com caroço de açaí serão utilizados para construir casas sustentáveis em Belém
Casas ecológicas serão construídas na região das ilhas em Belém com tijolos sustentáveis feitos a partir de caroços de açaí. A iniciativa vai utilizar mais de 150 mil tijolos dentro do projeto “Sua Casa COP30 Sustentável”.
Segundo a Companhia de Habitação (Cohab), os tijolos são produzidos sem queima e com adição de granulados obtidos do caroço do açaí, podem reduzir em cerca de 28 toneladas as emissões de CO₂. Parte das unidades, inclusive, seguirá o modelo de palafita, característico das construções amazônicas.
O engenheiro civil da Cohab, Sérgio Soares, enfatiza que se trata mais do que um projeto de habitação. “Agente traz para a região das ilhas um projeto com inovação tecnológica e identidade amazônica, utilizando tijolos com caroço de açaí, que fazem captura de dióxido de carbono”. Ele afirma ainda que o “projeto traz isolamento térmico, acústico e geração de renda. Enfim, é um projeto que traz inúmeras reduções de impactos ambientais, minimizando questões de assoreamento e alagamentos do solo, entre outros”.