• 18 de novembro de 2025

CNH será obrigatória para condutores de ciclomotores a partir de janeiro de 2026

SESP-PR

A partir de 1º de janeiro de 2026, quem utiliza as populares “motinhas” elétricas — veículos enquadrados como ciclomotores — será obrigado a ter CNH na categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). A mudança faz parte de novas regras definidas pelo Contran e valerá para todo o país.

Os ciclomotores são veículos de até 50 km/h e potência máxima de 4 kW, muito comuns nas ruas e ciclovias das cidades. Com o aumento do uso e das ocorrências envolvendo risco no trânsito, o governo decidiu reforçar as exigências de segurança.

Além da CNH ou ACC, os condutores também terão que garantir registro e placa, além do uso obrigatório de capacete. Quem descumprir a regra estará sujeito a infração gravíssima, multa e até apreensão do veículo.

As bicicletas elétricas que funcionam apenas com pedal assistido não entram nessa nova exigência.

Relacionadas

Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’; confira

Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’;…

Em clima de Oscar, o Brasil tem muito a comemorar: duas produções nacionais foram indicadas ao BAFTA 2026, considerado o “Oscar…
Cão Orelha: familiares de adolescentes investigados por agressão à cachorro são indiciados por coação de testemunhas

Cão Orelha: familiares de adolescentes investigados por agressão à…

Três familiares de adolescentes investigados pela morte do cachorro Orelha foram indiciados por coação no curso do processo, segundo disse a…
Luana Piovani alfineta Virginia: ‘São vocês que fazem dessas pessoas ídolos’

Luana Piovani alfineta Virginia: ‘São vocês que fazem dessas…

Sem papas na língua, Luana Piovani voltou a provocar debates nas redes sociais ao comentar o papel dos influenciadores digitais e…