• 24 de outubro de 2025

Arraial do Pavulagem retorna programação do Cordão do Peixe-Boi neste sábado (25)

Reprodução/Arraial do Pavulagem

Após quase uma década, o Cordão do Peixe-Boi, idealizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, estará de volta. Para celebrar esse momento, será aberto um novo ciclo de atividades que unem arte e consciência ambiental, segundo a instituição. O cortejo volta a integrar o calendário do Instituto em 2025, bem no ano da COP30.

O cortejo, que será realizado em 16 de novembro, volta a integrar o calendário do Instituto, reforçando o diálogo entre cultura e sustentabilidade na Amazônia. A programação já começou nesta semana, com os ensaios do Batalhão da Estrela – que reunirá cerca de mil brincantes – e a Roda Musical aberta ao público no Boulevard da Gastronomia neste sábado (25).

Para o músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, Júnior Soares, o retorno do Cordão representa mais do que uma retomada simbólica.
“Trazer o Cordão do Peixe-Boi de volta é um feito muito importante para nós. O folguedo traz a mensagem de que a arte e os fazeres culturais podem despertar mais consciência sobre o nosso lugar na Amazônia e o papel que cada um tem nesse equilíbrio. Ver ele de volta às ruas é reviver essa emoção, é sentir de novo o brilho, a alegria e o sentido que o Arraial tem na vida das pessoas”, afirma.

O projeto “Arrastão do Pavulagem – Cultura da Amazônia na COP30 e além” tem patrocínio máster da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Arraial do Pavulagem, Ministério da Cultura e Governo Federal, além do apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém, Point do Açaí, Sesc Pará, Ferryboat Amazonas e Concaves.

O que é o Cordão do Peixe-Boi
Criado em 2003, o Cordão do Peixe-Boi é um cortejo que une arte, cultura e consciência ambiental, destacando a relação entre o homem e a natureza. Realizado anualmente até 2013, retorna agora com o propósito de reafirmar o compromisso do Arraial do Pavulagem com a sustentabilidade e o protagonismo da cultura popular paraense.

Assim como os tradicionais Arrastões do Pavulagem e o Arrastão do Círio, o Cordão combina etapas pedagógicas e formativas com apresentações artísticas que envolvem o público de todas as idades.

Calendário do Cordão do Peixe-Boi 2025

  • Ensaios do Batalhão da Estrela: 22 de outubro a 13 de novembro, no Boulevard da Gastronomia
  • Roda Musical com Arraial do Pavulagem: 25 de outubro, no Boulevard da Gastronomia
  • Oralidades (troca de saberes ancestrais e música ao vivo): 8 de novembro, no Boulevard da Gastronomia

Relacionadas

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a vice-governadora Hana Ghassan

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a…

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou nesta quarta-feira (28) da primeira entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação do programa social…
Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de R$ 12,6 milhões

Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de…

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entregou na tarde desta…
Remo para na defesa do Vitória e volta para Belém com derrota na estreia da Série A

Remo para na defesa do Vitória e volta para…

​O Clube do Remo não iniciou bem a caminhada na Série A. Em visita ao Barradão, em Salvador, o Leão Azul…