• 18 de outubro de 2025

Cicloromaria reúne milhares de fiéis e ciclistas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré em Belém

A oitava procissão oficial do Círio 2025, a Cicloromaria, reuniu milhares de ciclistas e devotos na manhã deste sábado (18), em Belém. Criada em 2004, a romaria sobre duas rodas é uma das mais animadas do calendário nazareno e uniu fé, esporte e devoção em um percurso de cerca de 14 quilômetros pelas ruas da capital paraense.

De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), cerca de 16 mil pessoas participaram da procissão, que teve início por volta das 8h, na Praça Santuário. O trajeto seguiu por avenidas e travessas como Nazaré, José Bonifácio, Doca, Alcindo Cacela e Generalíssimo Deodoro, retornando ao ponto de partida.

A decoração do carro berlinda foi assinada pela artista Simone Cosme. Durante o evento, a DFN premiou a bicicleta mais bem decorada, inspirada em Nossa Senhora de Nazaré, além dos dois grupos de pedal mais animados e numerosos. Os vencedores receberam bicicletas novas.

Para o diretor de procissões da DFN, Mário Tuma Jr., a Cicloromaria representa um dos momentos mais marcantes da festividade. “É um momento muito especial, que une fé, esporte e devoção. Todos os anos, vemos famílias inteiras e grupos de amigos se reunirem para pedalar com alegria e respeito, celebrando a fé nazarena de uma forma única”, destacou.

A expectativa é que a romaria, que durou cerca de duas horas, mantenha o crescimento no número de participantes nos próximos anos, consolidando-se como um dos eventos mais simbólicos e participativos do Círio de Nazaré.

Relacionadas