- 30 de setembro de 2025
Operação Lifestyle: prefeitura de Marituba afirma desconhecer investigação
A Procuradoria-Geral de Justiça do Pará deflagrou, na segunda-feira (29), a Operação Lifestyle, para investigar suspeitas de fraude em licitações, peculato, corrupção ativa e passiva e associação criminosa envolvendo contratos de informática da Prefeitura de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi presa.
Prisão em flagrante
O empresário Moysés Mendes da Costa Neto, ex-marido da prefeita Patrícia Alencar (MDB), foi preso em flagrante por posse irregular de munições. Durante buscas em sua residência, em um condomínio de Ananindeua, o Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI) do MPPA encontrou 18 munições calibre 12 e 30 calibre .38 dentro do closet do quarto.
Moysés alegou que o material seria usado para a segurança de uma fazenda de sua propriedade em Tailândia, no interior do Pará. Ele foi liberado após pagamento de fiança.
Os mandados foram cumpridos: na residência da prefeita Patrícia Alencar; na sede da Prefeitura de Marituba; em empresas contratadas pelo município.
O que está sob investigação
As apurações apontam indícios de favorecimento e direcionamento em licitações de serviços de informática. Uma das empresas investigadas não funcionava no endereço registrado na Junta Comercial do Pará (Jucepa), o que pode apontar indícios de empresa de fachada.
Segundo o MP, há indícios de que parte dos valores pagos pela Prefeitura de Marituba teria retornado como propina para a prefeita.
Em nota, a prefeitura disse que colabora com a investigação e repassou documentos e informações solicitadas, mas que ainda não teve acesso aos detalhes do processo, devido sigilo:
“A Prefeitura de Marituba esclarece que recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), representantes do Ministério Público do Estado do Pará, que cumpriram determinações judiciais em investigação que tramita sob sigilo. Até o momento, a Prefeitura não possui ciência do conteúdo da investigação, uma vez que o processo corre em segredo de justiça. A gestão municipal ressalta que colaborou integralmente com o trabalho das autoridades”.