- 12 de setembro de 2025
Moradores do Tapanã denunciam falta de atendimento no CRAS
Na manhã desta sexta, 12, moradores que acordaram cedo em busca de atendimento no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do bairro do Tapanã, em Belém, se depararam com as portas fechadas. Mulheres, crianças e idosos que estavam com agendamentos marcados para hoje, 12, foram surpreendidos com um aviso na fachada do CRAS dizendo que o sistema não está funcionando.
“Olha aqui essa palhaçada, gente na fila, que estava com atendimento marcado para hoje. Ai a gente chega e tem um aviso aqui dizendo que hoje, sexta-feira, eles estão fora de sistema (sem sistema) e o próximo atendimento só quarta-feira, 17, de 8h às 12h. Estão a semana toda sem atender aqui. Gente com criança no colo. Eu cheguei 5 e pouco da manhã. É uma vergonha, um descaso com a população que falta o trabalho para vir aqui atrás desse atendimento”, conta uma moradora.
O aviso na porta diz: “12 de setembro, sexta, estaremos sem sistema. Por favor, não fique na fila, não terá atendimento.”
O CRAS oferece serviços de atendimento socioassistencial com psicólogo e assistente social, além de cadastro no CadÚnico, o Cadastro único, que seleciona famílias de baixa renda para serem beneficiadas em programas federais, como o Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Segundo os moradores, não é a primeira vez que o CRAS do Tapanã apresenta falhas no atendimento e deixa a população à mercê.
A prefeitura de Belém não se pronunciou sobre a denúncia até o momento, mas informou que furtos de cabos na área provocam a instabilidade no sistema.