• 10 de setembro de 2025

Paraense que planejou atentado no Aeroporto de Brasília nas véspera do Natal em 2022 é preso.

Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu o paraense, George Washington de Oliveira Sousa, na noite desta terça-feira (9), no Guará, no Distrito Federal. Ele foi condenado por planejar atentado no Aeroporto de Brasília nas vésperas do Natal em 2022.

George já tinha sido preso pelo crime, mas cumpria pena em regime semiaberto – e estava foragido desde julho. Por volta de 20:30 ele foi encontrado por agentes da equipe do Setor de Capturas, da Diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal (PF) e levado à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) para o registro formal da prisão.

Em junho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes já tinha expedido um mandado de prisão para devolver George Washington ao regime fechado. Mas não foi encontrado.

A prisão foi comunicada formalmente a Moraes ainda na noite de terça-feira (9), e logo em seguida apresentado à Delegacia de Polícia Civil para as formalidades legais e encaminhado ao sistema prisional.

Relembre o caso

George Washington de Oliveira Sousa saiu do Pará até Brasília para participar de manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação apontou que o plano do atentado foi feito no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, por onde passaram bolsonaristas com ideias golpistas.

Em 24 de dezembro de 2022, de última hora, a decisão mudou, e o objeto foi colocado dentro de um caminhão de combustível, carregado de querosene de aviação. O motorista do caminhão percebeu que havia um objeto estranho e chamou a Polícia Militar. A PM detonou o explosivo e o caso não impactou as operações no aeroporto.

De acordo com a polícia, George Washington foi o responsável por montar o dispositivo e foi preso ainda em 24 de dezembro, dia da tentativa de explosão da bomba nos arredores do Aeroporto de Brasília.

Em outubro de 2023, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou, em 2ª instância, George Washington de Oliveira Sousa a 9 anos e 8 meses de reclusão, mais 55 dias-multa, em regime inicial fechado.

Relacionadas

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra o Avaí é demitida

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra…

A torcedora do Avaí, Ana Costa Milena Schwtzer, flagrada com exclusividade pela nossa equipe proferindo ataques de injúria e xenofobia contra…
Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos na COP30

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos…

Uma Força-Tarefa Oceânica foi anunciada nesta terça-feira, 18/11, durante um encontro ministerial de alto nível na COP30. A iniciativa, liderada pelo…
Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler e Senado aprova censura a Merz

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler…

O governo da Alemanha divulgou, nesta semana uma nota de retratação após as declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, feitas…