• 10 de setembro de 2025

Comissão de Relações Exteriores aprova Belém como sede da COP30 em novembro

Foto: Rafa

Foi confirmado nesta quarta-feira (10), o acordo entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas (ONU) que definiu Belém como sede da COP30 em novembro deste ano.

O documento já havia sido assinado em Bonn na Alemanha em 20 de junho de 2025, o acordo define compromissos do Brasil, logística, acessibilidade e segurança, além de um repasse de US$ 7 milhões ao Secretariado da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para os custos de organização.

Após aprovação do projeto de decreto legislativo que ratifica o texto do acordo. O PDL 615/2025 recebeu parecer favorável e segue agora ao Plenário em regime de urgência.

De acordo com o Texto aprovado, o evento deve reunir cerca de 50 mil participantes e terá impactos positivos e duradouros para Belém e para o Brasil, como maior visibilidade internacional, investimentos, geração de empregos e requalificação.

Relacionadas

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos na COP30

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos…

Uma Força-Tarefa Oceânica foi anunciada nesta terça-feira, 18/11, durante um encontro ministerial de alto nível na COP30. A iniciativa, liderada pelo…
Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler e Senado aprova censura a Merz

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler…

O governo da Alemanha divulgou, nesta semana uma nota de retratação após as declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, feitas…
Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Por 370 a 110 votos, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o texto-base projeto de lei de combate ao crime organizado…