- 3 de setembro de 2025
Diretores do Detran e da Polícia Científica são afastados após operação Expertise
A Polícia Federal deflagrou na manhã da última terça-feira (02) a Operação Expertise, em Belém e Marituba, que resultou no afastamento de 17 pessoas de cargos públicos e privados. Entre os investigados estão a diretora do Detran, Renata Mirella Freitas, e o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Celso da Silva Mascarenhas.
Também foram alvos Fabrício Buarque Correa, chefe de gabinete da Presidência da Alepa, e Sandro Rogério Nogueira Sousa, em posse de quem foi encontrada uma grande quantia em dinheiro. Já Ana Cláudia Duarte Lopes, ligada a uma das empresas investigadas em Marituba, passou a usar tornozeleira eletrônica por decisão judicial.
A lista de investigados inclui ainda:
- Celso da Silva Mascarenhas – Diretor da Polícia Científica (IML)
- Dênis Figueiredo da Silva – perito, responsável pelo setor de obras da Polícia Científica
- Edilvandro Augusto de Almeida Pereira – servidor do Detran
- Fabrício Buarque Correa – chefe de gabinete do presidente da Alepa
- Renata Mirella Freitas – diretora do Detran
- Ana Cláudia Duarte Lopes
- Sandro Rogério Nogueira Souza – servidor da Alepa
- Alberto Furtado Pinheiro
- Alex Jordan Santos da Cunha
- Jacélio Faria da Igreja
No setor empresarial, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra Alberto Furtado Pinheiro (Forte Comércio e Serviços), Alex Jordano Santos da Cunha, Camila Brasil Rodrigues Pinheiro, Jacélio Faria da Igreja (Líder Engenharia) e a empresa Max Empreendimentos Eirelli.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz federal Carlos Gustavo Chada Chaves, da 4ª Vara da Seção Judiciária do Pará.