• 29 de julho de 2025

Governo avalia fim da obrigatoriedade da autoescola

Lia de Paula/Agência Senado

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), afirmou que o governo Lula avalia tornar a autoescola um processo opcional para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta visa reduzir os custos, que hoje podem variar entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, dependendo do estado.

Segundo o ministro, a medida não exige aprovação do Congresso e pode ser implementada por meio de um ato executivo. A ideia é que o candidato continue obrigado a passar pelas provas teórica e prática, mas tenha mais liberdade sobre como se preparar. A

“O Brasil é um dos poucos países que exige horas-aula obrigatórias para realizar a prova”, disse Renan Filho à Folha de S.Paulo. “A autoescola continuará existindo, mas pode deixar de ser obrigatória.” O ministro faz referência à países como os Estados Unidos, que dispensam a obrigatoriedade no processo.

Com a mudança, o candidato poderá escolher se deseja ter aulas com um instrutor autônomo credenciado, em vez de uma autoescola tradicional. A prática de direção em espaços privados, como condomínios, também será permitida. Já em vias públicas, a condução sem a presença de um instrutor habilitado seguirá como uma infração de trânsito.

Outra flexibilização prevista é o uso de veículos não adaptados para autoescola. O aluno poderá treinar com um carro próprio ou do instrutor.

Relacionadas

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento facial; saiba como se cadastrar

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento…

O Estádio do Mangueirão, em Belém, agora possui 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Os equipamentos foram instalados…
UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada gratuita de absorventes, pelo Farmácia Popular

UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada…

Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém agora podem retirar absorventes gratuitamente de forma mais rápida e acessível, nas Unidades…
Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em protesto contra dragagem do rio Tapajós

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em…

Indígenas de cerca de 14 etnias ocupam desde sexta-feira (23) as instalações da multinacional Cargill, em Santarém, no oeste do Pará,…