- 29 de janeiro de 2026
Vitória quebra tabu de 17 anos ao vencer o Remo na abertura da Série A
Após 32 anos de espera, o Remo marcou seu retorno à Série A com uma derrota por 2 a 0 para o Vitória, na noite da última quarta-feira (28), em Salvador. O resultado acabou com um longo tabu para os baianos, que não venciam em uma estreia de Primeira Divisão há 17 anos.
O último triunfo do Vitória em uma primeira rodada de Brasileirão havia ocorrido em 2009, quando bateu o Athletico-PR por 2 a 0, fora de casa. Desde então, o Rubro-Negro disputou nove edições da elite e só voltou a celebrar três pontos logo na largada agora, diante do Leão Azul, em 2026.
Do lado azulino
Já do lado azulino, o tabu permanece, pois a sequência de tropeços recentes inclui o empate por 1 a 1 diante da Ferroviária-SP, ocorrido durante a campanha do acesso na Série B de 2025. Anteriormente, em 2024, a equipe estreou na Série C sendo derrotada pelo Volta Redonda em pleno Estádio do Baenão, embora tenha garantido a vaga na divisão superior ao fim do torneio.
O retrospecto negativo estende-se ao ano de 2023, quando o time azulino foi superado pelo São Bernardo com um placar de 3 a 1 fora de casa. Naquela ocasião, o desempenho inicial comprometeu o restante da temporada e o clube não obteve o êxito visto nos anos subsequentes.
AGENDA
O Remo volta a campo neste sábado (31), às 16h, contra o São Francisco, em compromisso válido pela segunda rodada do Campeonato Paraense 2026. Logo depois, na quarta-feira (4), o Leão Azul volta a jogar pela Série A, desta vez em casa, contra o Mirassol.