• 18 de fevereiro de 2026

Viradouro é a grande campeã do carnaval carioca de 2026

Foto: Reprodução/Viradouro

A Unidos do Viradouro proporcionou uma catarse na Avenida neste ano, o que a conduziu ao título do carnaval de 2026, com notas 10 do início ao fim da apuração. Com o mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, como homenageado, o desfile já surpreendeu ao trazê-lo como destaque da comissão de frente: um tripé em formato de apito, em alusão ao instrumento usado para reger os ritmistas, era transformado nos arcos da Praça da Apoteose, com o protagonista da noite sendo colocado no alto (e aclamado pela escola de Niterói e pelas arquibancadas).

Classificação final do carnaval 2026

  • Viradouro – 270 pontos
  • Beija-Flor – 269,9
  • Vila Isabel – 269,9
  • Salgueiro – 269,7
  • Imperatriz – 269,4
  • Mangueira – 269,2
  • Unidos da Tijuca – 268,7
  • Grande Rio – 268,7
  • Paraíso do Tuiuti – 268,5
  • Portela – 267,9
  • Mocidade – 267,4
  • Acadêmicos de Niterói – 264,6

Como foi desfile? Ciça promete parar de fumar

Com ajuda de cadeira de rodas e comboio de motos, Ciça contornou a Marquês de Sapucaí ao fim da apresentação, e retornou a tempo de reger a bateria, no seu cargo de ofício. E, neste momento, mais uma surpresa: repetindo uma ideia que partiu do mestre em 2007, a escola colocou novamente a bateria sobre uma alegoria. Desta vez, a estrutura foi formada por chassis de um caminhão-cegonha e de um ônibus, totalizando 25 metros de comprimento.

Além da bateria — que subiu no carro ao deixar o primeiro recuo e por ali permaneceu até o fim do desfile —, a apresentação sobre a alegoria contou ainda com a companhia da rainha Juliana Paes, o intérprete Wander Pires (acompanhado de toda a equipe musical da escola), da diretoria e de dirigentes, como o presidente de honra Marcelo Calil e seu filho, Marcelinho Calil, totalizando 301 ocupantes. Esse momento foi muito aplaudido pelo público, que puxou o coro de “É campeã” em diferentes partes da Sapucaí, para a felicidade do carnavalesco Tarcísio Zanon, que, assim como Ciça, desfilou à frente e ao fim do desfile.

A vitória da Viradouro — que chega ao seu quarto campeonato, após os títulos de 1997, 2020 e 2024 — é também um prêmio a todos os sambistas. Com a ode ao mestre dos mestres, apelidado de Caveira, a agremiação de Niterói lembrou da trajetória no carnaval do homenageado, iniciada em 1971, ainda como passista da Unidos do São Carlos, escola que viria a se tornar a Estácio de Sá, a primeira em que Ciça comandou ritmistas (em 1989).

Para a celebração, Estácio, União da Ilha, Grande Rio e Unidos da Tijuca — escolas por onde teve passagem — foram lembradas, com presenças de ícones como Claudinho e Selminha Sorriso, mestre-sala e porta-bandeira que completaram 30 anos de Beija-Flor. Eles tinham acabado de desfilar pela agremiação de Nilópolis e, também recorrendo a motos, voltaram à concentração às pressas, para brilharem sobre o carro que homenageava a Estácio, escola que defenderam o pavilhão ao mesmo tempo em que Ciça foi mestre nos anos 1990.

Mestres de bateria e puxadores das mais diferentes agremiações, do Grupo Especial e da Série Ouro, também marcaram presença no desfile. A própria Viradouro contou com retornos: Juliana Paes reassumiu o reinado após 18 anos; Erika Januza (rainha até o último carnaval) foi destaque de carro; o carnavalesco Paulo Barros, atualmente sem escola, foi destaque em tripé, em que desfilou aos prantos.

Ciça, que sempre foi participativo nos carnavais, não fez diferente neste. Sua preocupação, segundo contam no barracão, era se as fantasias pensadas para o desfile eram caras. Em caso de resposta positiva, ele comemorava, sentindo o reconhecimento. Agora será preciso cumprir a promessa de, aos 69 anos, parar de fumar, conforme faria em caso de título.
Harmonia fez Viradouro abrir vantagem

Entre as favoritas ao título, a Imperatriz foi a primeira a ficar para trás: perdeu um décimo em comissão de frente, primeiro quesito. Beija-Flor, Salgueiro, Vila Isabel e Viradouro seguiram empatadas na liderança após a leitura das notas de bateria e mestre-sala e porta-bandeira. Os casais de Vila e Beija-Flor chegaram a levar um susto, mas o único 9.9 que receberam acabou descartado, por ser a menor nota no quesito.

No entanto, alegorias e adereços foram definitivos para que Beija-Flor e Salgueiro também ficassem para trás, com cada uma perdendo um décimo. Viradouro e Vila, então, passaram a liderar, juntas, como as únicas com apenas notas máximas até aquele momento.

Na metade da apuração, as notas de harmonia deixaram a vermelha e branca de Niterói à frente das demais agremiações, com apenas notas 10 a seu favor, já que a Unidos de Vila Isabel perdeu um décimo no quesito. 

Em fantasias, a Viradouro chegou a receber um 9,9 no último módulo de julgadores, mas a nota acabou descartada, por ser a menor nota, mesa situação de Vila e Salgueiro. Beija-Flor gabaritou o quesito. Com isso, a escola de Niterói se manteve na liderança com nota máxima, seguida pela azul e branco de Nilópolis e pelo Salgueiro empatadas na vice-colocação parcial: essa situação foi mantida ao fim dos quesitos enredo evolução, sem que nenhuma das postulantes ao título perdendo pontos.

O último quesito — samba-enredo — começou a ser lido com uma diferença de um décimo entre Viradouro, que liderava com nota máxima, e Beija-Flor, Vila e Salgueiro, empatadas na vice-colocação, mas a Viradouro garantiu mais um quesito com nota máxima — com um 9.9 descartado — e venceu o carnaval, deixando as concorrentes para trás. A Acadêmicos de Niterói, por sua vez, ocupou a última posição e foi rebaixada à Série Ouro.

Relacionadas

‘Neoconservadores em conserva’: Nikolas diz que vai acionar MP contra Acadêmicos de Niterói por intolerância religiosa

‘Neoconservadores em conserva’: Nikolas diz que vai acionar MP…

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta-feira que vai protocolar uma ação no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra…
Quartas do Parazão 2026: onde assistir Águia de Marabá x Remo ao vivo

Quartas do Parazão 2026: onde assistir Águia de Marabá…

O duelo único das quartas de final do Parazão 2026 entre Águia de Marabá e Clube do Remo será às 20h,…
Fogo em programação do Carnaval de Belém repercute na imprensa nacional

Fogo em programação do Carnaval de Belém repercute na…

Uma falha técnica interrompeu o show da cantora carioca Valesca Popozuda na noite de segunda-feira (16), durante a programação do CarnaBelém,…