- 11 de dezembro de 2025
Vídeo: após rebaixamento, torcedores do Haka incendeiam parte de estádio na Finlândia
O tradicional clube finlandês Haka Valkeakoski acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão do campeonato nesta temporada, o que acabou gerando revolta entre os torcedores, que decidiram incendiar parte do estádio. Apesar de este não ser o primeiro declínio da equipe, o Haka é historicamente um dos times mais vitoriosos da Finlândia, ostentando mais de 20 títulos nacionais na história.
A equipe encerrou o Grupo B da primeira divisão finlandesa na última colocação, somando apenas 17 pontos e concretizando seu rebaixamento no mês de outubro. Como forma extrema de manifestação contra a má campanha e a gestão da diretoria, um grupo de adolescentes ateou fogo no Tehtaan Kenttä Stadium, que possui capacidade para 5.300 torcedores.
LEIA MAIS
Três jovens foram detidos durante o incidente. Um dos detidos, de apenas 15 anos, chegou a confessar ser o autor do início do incêndio que danificou as instalações.
A diretoria do FC Haka emitiu um comunicado oficial, lamentando a situação e afirmando que a destruição da arquibancada pelo fogo é um duro golpe para toda a comunidade. O incidente deixou o campo parcialmente inutilizável e afetou de maneira considerável as operações e a rotina do clube.
Para cobrir os prejuízos e buscar apoio financeiro, o Haka criou uma nova comunidade de torcedores, a Päätykatsomo, que oferece diversos incentivos mediante uma taxa de adesão. Entre os benefícios, o clube sorteará camisas raras, itens de colecionador e até uniformes doados por jogadores renomados da seleção finlandesa, como Joel Pohjanpalo.