• 5 de agosto de 2025

Vice da CBF, Ricardo Gluck Paul assume Comissão de controle financeiro no futebol

Reprodução: redes sociais

Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), e também um dos oito vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), comanda a comissão de fair play financeiro, que dialoga com clubes e federações estaduais para, segundo ele, encontrar uma solução e evitar que o ‘navio afunde’. Foi assim que Gluck Paul se referiu ao panorama do fair play financeiro no futebol brasileiro.

Em fala nesta segunda, 4, durante o Fórum Sustentabilidade em Campo, realizado em São Paulo, o mandatário afirmou que é urgente a necessidade de implantar um sistema de fair play financeiro no futebol. A ideia de Gluck Paul é iniciar esse sistema, a partir de um plano de fair play, construído com os clubes e entidades, e colocado em prática em 2026.

“Em 2019 se falava em fair play financeiro, um plano de contenção de gastos, porque já se enxergava para onde o futebol brasileiro estava indo e nada foi feito. É como se naquela época, a gente visse o Titanic na direção do iceberg e está afundando. Tem quem escolhe tocar música e esperar o navio afundar, e quem joga a boia para ajudar os outros. Estamos no caos. A CBF escolheu jogar a boia e não a toalha”, disse.

No comando da Comissão de Fair Play Financeiro na entidade, o presidente da FPF vai coordenar os trabalhos para desenvolver e propor diretrizes para um plano de controle financeiro e de sustentabilidade do futebol brasileiro, em conjunto com clubes e federações. Entre as demandas que originaram a criação da comissão, estão a necessidade de regras claras para evitar rombos e desequilíbrios, além de assegurar a transparência.

As reuniões da comissão já começam na semana que vem, no Rio de Janeiro, em 11 de agosto, onde fica a sede da CBF. Inicialmente, a meta é apresentar um relatório com diagnóstico atual e medidas necessárias em 90 dias. O grupo de trabalho liderado por Gluck Paul reúne representantes de 33 clubes, todos da série A e 13 da B e federações estaduais.

Relacionadas

Ministro cobra solução para vazamento de água em minas da Vale

Ministro cobra solução para vazamento de água em minas…

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou nesta segunda-feira (26) um ofício à Agência Nacional de Mineração (ANM) para…
Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto de Chagas por transmissão oral após década de alertas

Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto…

Já são 40 casos confirmados com ao menos quatro mortes por doença de Chagas, que acenderam o alerta dos órgãos de…
Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen ficar com R$ 5 milhões em bens do tio

Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen…

Um levantamento feito em todos os cartórios de São Paulo comprovou que Miguel Abdalla Netto, de 76 anos, não deixou testamento.…