- 29 de outubro de 2025
Vereador causa indignação ao chamar Belém de “grande favelão” durante sessão
Antes de começar a sessão na Câmara Municipal de Natal (RN), desta terça (28), o vereador Matheus Faustino (União Brasil) usou o horário para criticar a pauta de gratuidade no transporte público. A capital do Pará foi usado como exemplo de cidade onde a gratuidade já funciona, mas durante sua fala o parlamentar afirmou que Belém é um “grande favelão”.
“Belém é um grande favelão em que os caras nã conseguem nem ter rua direito. Então, qual o sentido de ter tarifa zero aos finais de semana em Belém se não tem nem lugar para ir, não tem rua? É literalmente uma favela a céu aberto”, declarou.
A fala, que ocorreu por volta de 43 minutos da sessão, foi criticada por outros vereadores da Câmara de Natal.
“Essa não é a posição do povo natalense, essa não é a posição do poder legislativo municipal, mas é algo comum do MBL. O MBL é a mesma organização do vereador lá de Santa Catarina ia virar um grande favelão porque natalenses, norte riograndenses, nordestinos estavam indo para Santa Catarina. Isso é uma vergonha, triste capítulo do nosso poder legislativo municipal e eu espero que o conjunto dessa casa diga que não aceita nenhuma forma de preconceito, menos ainda com o povo da Amazônia” disse o vereador Daniel Valença (PT)