- 29 de outubro de 2025
Veja quais as alterações no trânsito de Belém durante o período da conferência
Entre os dias 2 e 21 de novembro, o trânsito em Belém sofrerá interdições totais e intercaladas em diversas vias da cidade devido à realização da COP30 e da Cúpula de Líderes, eventos que reunirão chefes de Estado e delegações internacionais na capital paraense. O objetivo das medidas é delimitar áreas de segurança e garantir a mobilidade dos participantes.
De acordo com o informativo divulgado pela Prefeitura de Belém e pelo Governo do Estado, as alterações começam às 5h do dia 2 de novembro e seguem até o encerramento da conferência.
As interdições intercaladas ocorrerão especialmente nos dias 6 e 7 de novembro, durante o deslocamento dos comboios oficiais entre os hotéis localizados na região central e o Parque da Cidade, pela manhã. No período da noite, o trajeto será no sentido inverso.
As vias com bloqueios intercalados incluem as avenidas Duque de Caxias, José Malcher, Magalhães Barata, Domingos Marreiros, Almirante Barroso, Augusto Montenegro (pista BRT) e a Travessa Castelo Branco, além das imediações da Base Aérea de Belém, durante embarques e desembarques de autoridades.
Durante todo o período da COP30, haverá também interdições totais em dez pontos estratégicos da cidade. Por outro lado, algumas vias permanecerão liberadas para circulação, entre elas:
- Av. Almirante Barroso
- Av. Senador Lemos
- Av. Pedro Álvares Cabral
- Av. Júlio César (entre o Elevado Daniel Berg e a Almirante Barroso)
- Av. Dr. Freitas (entre Rômulo Maiorana e Visconde de Inhaúma)
- Av. Duque de Caxias (entre Travessa Alferes Costa e Dr. Freitas)
- Av. Brigadeiro Protásio
Moradores e comerciantes que vivem ou trabalham em áreas com bloqueio total precisarão de credenciamento e comprovante de residência para ter acesso. Equipes da organização do evento farão visitas a residências e estabelecimentos para realizar o cadastramento.
O acesso será controlado por pontos específicos: quem mora ou trabalha na Avenida Dr. Freitas, entre a Duque de Caxias e a Rômulo Maiorana, deverá utilizar o ponto 3 de interdição. Já os residentes ou trabalhadores da Duque de Caxias, entre a Travessa Alferes Costa e a Dr. Freitas, terão passagem pelo ponto 5.
Segundo o governo estadual, as medidas são temporárias e fazem parte do planejamento de mobilidade da COP30, que busca garantir segurança, fluidez e organização durante os deslocamentos das delegações e autoridades internacionais em Belém.