• 17 de novembro de 2025

Últimos dias da COP30: natureza e comunidades ganham destaque; confira a programação desta segunda-feira (17)

Reprodução / Ueslei Marcelino/COP30

Entrando na reta final, a COP30 concentra nesta segunda-feira (17) debates, painéis e cerimônias sobre florestas, oceanos, biodiversidade e o papel central de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na proteção da natureza. A segunda semana reforça o foco em colocar a natureza no centro da ação climática, com sessões que conectam governança territorial, financiamento climático e bioeconomia.

A COP30, considerada a COP da Implementação, já registrou avanços significativos na primeira semana, incluindo o lançamento do Fundo Florestal Tropicais para Sempre (TFFF), de US$ 5,5 bilhões, a Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada no Ser Humano, e compromissos para combustíveis sustentáveis e adaptação climática.

Programação temática desta segunda-feira (17)

09h00 – 10h15 | Agenda da Juventude em Ação
Sessão dedicada à participação de jovens e crianças na COP30, com destaque para o evento “Da Escuta à Ação: Crianças Moldando o Futuro da Liderança Climática”, conduzido pelo Embaixador da Juventude para o Clima, Marcele Oliveira, e com a presença de Zé Gotinha e Curupira.
Local: Sala SE 3 – Parnaíba

10h30 – 12h00 | Reunião Ministerial: Desbloqueando o Financiamento Florestal
Painel de alto nível para ampliar o Fundo TFFF e conectar iniciativas de financiamento florestal, com foco em reverter o desmatamento.
Local: Sala SE 3 – Parnaíba, Zona Azul

10h30 – 12h00 | Diálogo com Contribuintes do Fundo de Adaptação
Discussão entre governos para mobilizar US$ 300 milhões até 2025, financiando projetos de adaptação climática em países vulneráveis.
Local: Sala SE 2 – Madeira, Zona Azul

12h00 – 14h00 | Desafio da Bioeconomia
Painel multissetorial que traduz os princípios do G20 em ações concretas para uma bioeconomia global, incluindo métricas, instrumentos de financiamento e mercados.
Local: Sala SE 3 – Parnaíba, Zona Azul

14h00 – 15h00 | Cerimônia de Assinatura: Posse de Terras Indígenas e Comunitárias
Oficializa compromissos para garantir os direitos territoriais de povos indígenas e comunidades locais, reconhecendo seu papel vital como guardiões das florestas.
Local: Sala de Ação 1 – Salas Temáticas da Agenda de Ação

17h00 – 18h30 | Liderança de Povos Indígenas e Comunidades Locais
Mesa-redonda de alto nível sobre governança indígena e mecanismos emergentes de financiamento climático, incluindo o TFFF, que reserva 20% para povos indígenas e comunidades locais.
Local: Sala 1 – São Francisco, Zona Azul

17h30 – 18h30 | Reunião Ministerial do Compromisso Global com o Metano 2025
Ministros e chefes de organizações discutem o progresso global e apresentam o primeiro Relatório Global sobre o Estado do Metano, definindo metas até 2030.
Local: Sala SE – Madeira, Zona Azul

Com painéis, reuniões ministeriais e cerimônias, o dia destaca a proteção da natureza e o fortalecimento das comunidades locais como base para uma ação climática efetiva.

Relacionadas

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos na COP30

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos…

Uma Força-Tarefa Oceânica foi anunciada nesta terça-feira, 18/11, durante um encontro ministerial de alto nível na COP30. A iniciativa, liderada pelo…
Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler e Senado aprova censura a Merz

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler…

O governo da Alemanha divulgou, nesta semana uma nota de retratação após as declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, feitas…
Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Por 370 a 110 votos, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o texto-base projeto de lei de combate ao crime organizado…