- 20 de fevereiro de 2026
Trump diz que vai divulgar arquivos do governo sobre vida alienígena e OVNIs
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (19) que instruiu o Secretário da Guerra e outros departamentos e agências federais a iniciarem o processo de identificação e divulgação de documentos governamentais relacionados à “vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAPs) e objetos voadores não identificados (OVNIs)”.
A declaração ocorre dias após uma entrevista do ex-presidente Barack Obama ao podcaster Brian Tyler Cohen, divulgada no sábado (14). Na conversa, Obama disse acreditar que alienígenas são reais, mas afirmou não ter visto evidências de contato com a Terra nem de que existam instalações secretas escondendo extraterrestres.
“Eles são reais, mas eu não os vi, e não estão sendo mantidos na Área 51”, disse Obama, acrescentando que não encontrou provas de contato durante seu mandato. Em publicação posterior nas redes sociais, ele reforçou que considera altas as probabilidades estatísticas de vida fora da Terra devido à vastidão do universo, mas avaliou como baixas as chances de visitação extraterrestre ao planeta.
Nesta quinta, Trump acusou Obama de divulgar informações sigilosas, embora não tenha apresentado provas para sustentar a alegação. A jornalistas a bordo do Air Force One, durante viagem à Geórgia, afirmou que o ex-presidente “cometeu um grande erro” ao tratar do tema.
Questionado se já teve acesso a evidências sobre alienígenas, Trump respondeu: “Eu não sei se eles são reais ou não”.
A chamada “Área 51”, citada por Obama, é uma instalação confidencial da Força Aérea dos EUA localizada em Nevada e frequentemente associada a teorias da conspiração envolvendo naves e corpos extraterrestres. Documentos da CIA divulgados em 2013 indicam que o local foi utilizado para testes de aeronaves espiãs ultrassecretas.
Nos últimos anos, o Pentágono intensificou investigações sobre relatos de OVNIs. Em 2022, autoridades militares afirmaram não ter encontrado evidências de visitas extraterrestres. Um relatório divulgado em 2024 concluiu que, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, as apurações do governo dos EUA não identificaram provas de tecnologia alienígena e que a maioria dos avistamentos analisados envolvia objetos comuns ou fenômenos mal interpretados.
