- 6 de outubro de 2025
Trump diz que aprovou conversa com Lula e confirma encontro futuro
Por meio de suas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que gostou da ligação realizada nesta segunda-feira (6) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o diálogo focou sobretudo em temas econômicos e comerciais.
Trump também indicou que haverá novos contatos entre os dois líderes e afirmou que eles devem se reunir num futuro “não muito distante”, tanto no Brasil quanto nos EUA. Na postagem, ele destacou que ficou satisfeito com a conversa e expressou otimismo, dizendo que os países “irão prosperar juntos”.

O que diz o Planalto
O Palácio do Planalto divulgou um comunicado informando que Lula solicitou a eliminação da sobretaxa de 40% aplicada sobre produtos brasileiros e o fim das sanções impostas a autoridades do Brasil. Segundo a nota oficial, Lula qualificou o momento como uma oportunidade de restaurar a relação amigável de mais de 200 anos entre as duas democracias ocidentais.
O documento também menciona que a conversa durou cerca de 30 minutos e ocorreu em tom amistoso. Os presidentes relembraram a boa sintonia demonstrada durante o encontro na Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Durante o telefonema, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar seguimento às negociações com o Brasil. Quanto à possível reunião presencial, o comunicado afirma que Lula propôs encontrá-lo durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, reforçou o convite para Trump participar da COP30 em Belém (PA) e manifestou disposição para visitar os EUA.
Estavam presentes na ligação representantes do governo brasileiro, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), além do assessor especial Celso Amorim.