- 22 de janeiro de 2026
Três pessoas são presas por associação criminosa e cobrança da “taxa do crime” em Ananindeua
Três pessoas foram presas nesta quarta-feira (21) em uma operação da Polícia Civil do Pará contra a cobrança da chamada “taxa do crime” no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar tiveram como alvos Adnilton da Conceição Teixeira, Carlos Henrique Costa de Paula e Manuela Roque da Silva.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), com apoio do Grupo de Trabalho de Facções (NIP), do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Castanhal e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). As prisões ocorreram no bairro Curuçamba, em Ananindeua, e também no município de Castanhal, onde os policiais cumpriram as ordens judiciais.
De acordo com as investigações, os presos integram uma facção criminosa responsável por exigir o pagamento de taxas de empresários e comerciantes dos bairros Curuçamba e Paar, em Ananindeua, por meio da extorsão conhecida como “taxa do crime”.
Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Ananindeua. Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa e extorsão majorada.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam com o objetivo de combater a prática de extorsão e identificar outros integrantes da facção criminosa Comando Vermelho que atuam na Região Metropolitana de Belém e em outras áreas do Estado do Pará.