• 22 de janeiro de 2026

Três pessoas são presas por associação criminosa e cobrança da “taxa do crime” em Ananindeua

Foto: Reprodução/PCPA

Três pessoas foram presas nesta quarta-feira (21) em uma operação da Polícia Civil do Pará contra a cobrança da chamada “taxa do crime” no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar tiveram como alvos Adnilton da Conceição Teixeira, Carlos Henrique Costa de Paula e Manuela Roque da Silva.

A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), com apoio do Grupo de Trabalho de Facções (NIP), do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Castanhal e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). As prisões ocorreram no bairro Curuçamba, em Ananindeua, e também no município de Castanhal, onde os policiais cumpriram as ordens judiciais.

De acordo com as investigações, os presos integram uma facção criminosa responsável por exigir o pagamento de taxas de empresários e comerciantes dos bairros Curuçamba e Paar, em Ananindeua, por meio da extorsão conhecida como “taxa do crime”.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Ananindeua. Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa e extorsão majorada.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam com o objetivo de combater a prática de extorsão e identificar outros integrantes da facção criminosa Comando Vermelho que atuam na Região Metropolitana de Belém e em outras áreas do Estado do Pará.

Relacionadas

Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto de Chagas por transmissão oral após década de alertas

Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto…

Já são 40 casos confirmados com ao menos quatro mortes por doença de Chagas, que acenderam o alerta dos órgãos de…
Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen ficar com R$ 5 milhões em bens do tio

Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen…

Um levantamento feito em todos os cartórios de São Paulo comprovou que Miguel Abdalla Netto, de 76 anos, não deixou testamento.…
Norma define novas regras para descarte de caroços de açaí em Belém; confira

Norma define novas regras para descarte de caroços de…

A partir de agora, o descarte de caroços de açaí em Belém passa a seguir regras específicas de armazenamento, coleta e…