- 21 de fevereiro de 2026
Totens de segurança pública completam dois anos no Pará
Os totens de segurança pública instalados na Região Metropolitana de Belém e outros municípios completaram dois anos de funcionamento neste mês. O Pará foi o sexto estado brasileiro a adotar a tecnologia, implementada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. A proposta é ampliar o videomonitoramento e aproximar o atendimento de urgência e emergência da população, com apoio de inteligência artificial.
Os totens são equipados com botão de emergência que conecta o usuário diretamente ao Centro Integrado de Operações. Ao acionar o dispositivo, o cidadão passa a ser atendido em tempo real por um operador, que pode visualizar a ocorrência por meio das câmeras instaladas no equipamento e despachar viaturas, se necessário.
Segundo a Segup, atualmente o estado conta com 100 totens distribuídos em 26 municípios, sendo eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Igarapé Miri, Itaituba, Mãe do Rio, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salinópolis, Tailândia, Tucuruí, Altamira, Marabá, Santarém, Portel, Canaã e Santa Isabel. Somente na capital, foram contabilizados 190 atendimentos. As principais ocorrências envolvem ameaças, acidentes de trânsito, roubos, furtos e emergências clínicas.
Além do acionamento direto pelo botão de emergência, os equipamentos contam com quatro câmeras fixas, uma câmera com visão em 360 graus e uma câmera frontal voltada para o atendimento. Os totens também dispõem de alto-falantes, alarmes sonoros, sistema de localização em tempo real, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.
De acordo com o governo estadual, em dois anos, as imagens captadas pelos totens auxiliaram em mais de 200 solicitações oficiais da Justiça, além de contribuírem para diligências e investigações policiais. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos, definidos com base em critérios de visibilidade e fluxo de pessoas, com o objetivo de agilizar o atendimento e reforçar as ações de segurança pública no estado.