• 21 de fevereiro de 2026

Totens de segurança pública completam dois anos no Pará

Marcelo Lelis/Agência Pará

Os totens de segurança pública instalados na Região Metropolitana de Belém e outros municípios completaram dois anos de funcionamento neste mês. O Pará foi o sexto estado brasileiro a adotar a tecnologia, implementada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. A proposta é ampliar o videomonitoramento e aproximar o atendimento de urgência e emergência da população, com apoio de inteligência artificial.

Os totens são equipados com botão de emergência que conecta o usuário diretamente ao Centro Integrado de Operações. Ao acionar o dispositivo, o cidadão passa a ser atendido em tempo real por um operador, que pode visualizar a ocorrência por meio das câmeras instaladas no equipamento e despachar viaturas, se necessário.

Segundo a Segup, atualmente o estado conta com 100 totens distribuídos em 26 municípios, sendo eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Igarapé Miri, Itaituba, Mãe do Rio, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salinópolis, Tailândia, Tucuruí, Altamira, Marabá, Santarém, Portel, Canaã e Santa Isabel. Somente na capital, foram contabilizados 190 atendimentos. As principais ocorrências envolvem ameaças, acidentes de trânsito, roubos, furtos e emergências clínicas.

Além do acionamento direto pelo botão de emergência, os equipamentos contam com quatro câmeras fixas, uma câmera com visão em 360 graus e uma câmera frontal voltada para o atendimento. Os totens também dispõem de alto-falantes, alarmes sonoros, sistema de localização em tempo real, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.

De acordo com o governo estadual, em dois anos, as imagens captadas pelos totens auxiliaram em mais de 200 solicitações oficiais da Justiça, além de contribuírem para diligências e investigações policiais. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos, definidos com base em critérios de visibilidade e fluxo de pessoas, com o objetivo de agilizar o atendimento e reforçar as ações de segurança pública no estado.

Relacionadas

Paysandu consegue autorização da Justiça para processar recuperação judicial de R$ 16,7 milhões; entenda

Paysandu consegue autorização da Justiça para processar recuperação judicial…

A Justiça do Pará autorizou oficialmente o processamento da recuperação judicial do Paysandu Sport Club para reorganizar suas finanças. O magistrado…
Pedro Pascal, de ‘The Last of Us’, estaria namorando diretor argentino; saiba quem é

Pedro Pascal, de ‘The Last of Us’, estaria namorando…

Registros recentes de Pedro Pascal com um diretor criativo da Argentina estão rodando as redes sociais nos últimos dias. Rumores dão…
Eleitores de Belém poderão trocar o local de votação voluntariamente a partir da próxima segunda-feira (23); entenda

Eleitores de Belém poderão trocar o local de votação…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) inicia, na próxima segunda-feira (23), o envio de mensagens via WhatsApp para eleitores da…