• 31 de julho de 2025

Tarifaço do governo Trump é adiado e vai impactar mercado paraense; Saiba como

Reprodução: redes sociais

O governo brasileiro segue em tratativas para tentar reverter o tarifaço de 50% sobre produtos nacionais, imposto pelo governo de Donald Trump. Em um dos esforços de negociação, parlamentares brasileiros, atuantes em solo americano, conseguiram adiar a entrada em vigor da tarifa para 6 de agosto. Anteriormente, iniciaria em 1 de agosto.

Em todo o Brasil a economia e o mercado serão impactados, bem como o mercado paraense. Entre os produtos paraenses que estarão fora da taxação estão o alumínio, a celulose, a castanha do Pará, a madeira e produtos da indústria química.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, os Estados Unidos correspondem 3,6% das exportações do Pará. Entre os setores mais destacados estão a metalurgia, químicos e alimentos. A carne paraense será taxada, de acordo com a Confederação. No ano passado, os EUA foram o terceiro país que mais comprou a carne paraense.

Já segundo a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Pará é o oitavo maior exportador brasileiro para os EUA, com saldo superavitário de aproximadamente US$ 103 milhões na balança comercial. Em 2025, os EUA já ocupam a posição de segundo maior comprador de bens do Pará.

Relacionadas

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler e Senado aprova censura a Merz

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler…

O governo da Alemanha divulgou, nesta semana uma nota de retratação após as declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, feitas…
Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Por 370 a 110 votos, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o texto-base projeto de lei de combate ao crime organizado…
Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto; pedidos vão até 21 de novembro

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto;…

Já está aberto o prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve…