- 6 de novembro de 2025
Suíça anuncia novo aporte ao Fundo Amazônia e lança presença oficial na COP30 em Belém
O fortalecimento da parceria entre Brasil e Suíça nas áreas de clima e meio ambiente vai marcar o lançamento da Presença Suíça na COP30, no próximo sábado (9), em Belém. O evento, que ocorrerá no Museu Paraense Emílio Goeldi, será palco da assinatura da segunda contribuição da Suíça ao Fundo Amazônia.
A cerimônia contará com a presença do embaixador da Suíça no Brasil, Hanspeter Mock; do embaixador suíço para o Meio Ambiente, Felix Wertli, chefe da delegação do país na COP30; do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco; e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, acompanhado da diretora Tereza Campello.
Administrado pelo BNDES, o Fundo Amazônia é o principal mecanismo global de financiamento para prevenção e controle do desmatamento. O novo aporte suíço, de 5 milhões de francos suíços (aproximadamente R$ 33 milhões), reforça a cooperação bilateral pela proteção do ecossistema amazônico. Em 2023, a Suíça já havia feito uma primeira contribuição do mesmo valor.
O evento também contará com a presença do explorador Bertrand Piccard, presidente da Fundação Solar Impulse, que apresentará o projeto “Climate Impulse”, uma aeronave movida a hidrogênio verde capaz de dar a volta ao mundo sem escalas. Piccard é reconhecido por já ter completado duas voltas ao planeta: uma em balão e outra em um avião solar.
Durante a cerimônia, o embaixador Hanspeter Mock apresentará o programa “Road to Belém”, que reúne diversas iniciativas do governo suíço no Brasil voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável e da prosperidade por meio da inovação e da cooperação internacional.
“A presença da Suíça na COP30, consolidada no programa Road to Belém, representa mais do que uma contribuição bilateral: é uma convocação à colaboração global. Em um momento decisivo para a implementação do Acordo de Paris e diante da aceleração da ação climática, a Suíça aposta em soluções que cruzam fronteiras para restaurar o equilíbrio com o planeta”, destacou Mock.
Presença suíça durante a COP30
O Museu Goeldi será a base das atividades da delegação suíça durante os 12 dias da COP30, de 9 a 21 de novembro. O espaço sediará painéis e debates no parque zoobotânico, incluindo a Embaixada Planetária, um pavilhão que reunirá delegados internacionais, cientistas, artistas, empreendedores e representantes de comunidades amazônicas e povos indígenas para discutir a crise climática e soluções sustentáveis para o planeta.