• 7 de agosto de 2025

STJ reconduz Dr. Daniel ao cargo de prefeito de Ananindeua

Reprodução: redes sociais

Durou pouco, mas causou muito alvoroço, o afastamento do prefeito Daniel Santos (PSB) da Prefeitura de Ananindeua. Dr. Daniel, como é conhecido, comemorou com entusiasmo, ainda na noite desta quarta-feira, 6, sua recondução ao cargo, graças a liminar em habeas corpus concedida pelo ministro Og Fernandes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O afastamento aconteceu durante a Operação Hades, promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará, através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), no processo que investiga suposto esquema de fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa.

Com a liminar do STJ, Daniel obteve a imediata recondução ao cargo e não perdeu tempo. Na mesma noite, distribuiu pelas redes sociais um vídeo comemorando a decisão, afirmando que o afastamento foi arbitrário e injusto e reforçou sua pré-candidatura a governador do Pará.

Feito de próprio punho, no estilo videoself, disse emocionado que “pets” orientados pelo governador Helder Barbalho, “abanando o rabinho”, estão tentando cassar o seu mandato, mas que ele voltou pra ficar e concorrer ao Governo nas eleições do ano que vem.

“Eu sei que no Ministério Público tem gente muito competente. Mas, infelizmente, alguns pets do governador sujam a imagem desse órgão tão importante”, atacou.

No vídeo, ele ainda mandou um recado direto ao governador do Estado. “Eu quero dizer, Helder, que eu não me curvo, eu não tenho medo (…). Vou continuar trabalhando pra gente tirar esse estado dessa ditadura, que já dura mais de 40 anos”, avisou.

Ainda na noite de quarta-feira, Daniel fez questão de publicar fotos com aliados de peso. Uma delas mostra o prefeito de Ananindeua ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também pertence aos quadros do PSB.

Daniel Santos com esposa e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Reprodução: Redes sociais Dr. Daniel Santos.

As diligências do Ministério Público que redundaram no pedido de afastamento, agora derrubado, começaram no ano passado. O MP alega ter identificado fraudes em licitações, envolvendo servidores públicos e empresas do setor de construção civil que têm contratos com a Prefeitura de Ananindeua. Na operação, além do afastamento do prefeito, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Ananindeua (PA) e Fortaleza (CE). Relógios de luxo foram apreendidos em uma das residências de Daniel, segundo o MP.

Na liminar de recondução, o ministro do TSJ disse que não há demonstração de risco atual que justifique uma medida tão drástica como o afastamento do prefeito.

Relacionadas

Vitória x Remo: saiba onde assistir à estreia da Série A 2026

Vitória x Remo: saiba onde assistir à estreia da…

O confronto entre Vitória e Remo acontece nesta quarta-feira (28), às 19h, marcando a estreia das equipes no Campeonato Brasileiro de…
Cannabis: Anvisa aprova cultivo da planta com fins medicinais; entenda

Cannabis: Anvisa aprova cultivo da planta com fins medicinais;…

Diretoria da agência seguiu determinação do STJ e regulamentou o plantio por empresas para finalidades médicas; cultivo individual segue proibido A…
Resultado do Prosel 2026 da Uepa será divulgado nesta sexta-feira (30)

Resultado do Prosel 2026 da Uepa será divulgado nesta…

Quase 50 mil candidatos aguardam a divulgação do resultado do Processo Seletivo 2026 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que…