• 31 de dezembro de 2025

Simpatias de ano novo: confira cinco rituais para atrair mais prosperidade, sorte e amor em 2026

Reprodução

O Ano Novo está chegando e, com a virada do calendário, cresce a expectativa por recomeços e boas energias. Para muitos, esse é o momento ideal para renovar esperanças e atrair vibrações positivas, e recorrer a simpatias se torna um ritual tradicional para iniciar o ano com o “pé direito”. Pensando nisso, o Cidade 091 reuniu cinco simpatias populares para quem deseja começar 2026 com mais positividade, equilíbrio e boas oportunidades. Confira:

  1. Banho de ervas paraense

    Com uma tradição profundamente ligada aos banhos de cheiro, muitos paraenses mantêm o costume de reunir diferentes ervas com o objetivo de atrair dinheiro, sorte, amor e prosperidade para o ano que se inicia. No Mercado do Ver-o-Peso, em Belém, as erveiras preparam kits com as ervas mais procuradas nessa época. A prática facilita o preparo dos banhos, especialmente na véspera da virada do ano, quando a busca por proteção e boas energias se intensifica.

  2. Sopro da canela para abundância
    Associada ao elemento fogo, a canela é conhecida por potencializar e acelerar as energias, sendo tradicionalmente utilizada para atrair prosperidade material. O ritual é simples e simbólico: no dia 1º de janeiro, coloque um punhado de canela em pó na palma da mão direita, posicione-se do lado de fora da porta de entrada da casa, voltado para o interior, e assopre a especiaria para dentro do ambiente. Enquanto realiza o gesto, mentalize abundância e repita a frase: “Quando essa canela eu soprar, a prosperidade aqui vai entrar. Quando essa canela eu soprar, a fartura vai ficar”.
  3. Pular sete ondas
    Pular sete ondinhas na virada do ano é um dos rituais mais populares e atrai boa sorte, prosperidade, paz e bênçãos. Cada pulo representa um desejo ou agradecimento, para pedir proteção e deixar energias negativas para trás, buscando um ano de caminhos abertos e sucesso.
  4. Comer 12 uvas à meia noite
    Uma das simpatias mais tradicionais da virada do ano é comer exatamente 12 uvas à meia-noite, costume conhecido por grande parte dos brasileiros e que tem origem portuguesa, trazida ao país pelos imigrantes. Apesar de simples, o ritual é carregado de simbolismo, já que a uva representa prosperidade, fartura e abundância, por ser fruto de colheitas generosas. Em diferentes culturas, o número 12 está ligado ao ciclo do ano, simbolizando as 12 badaladas do relógio ou os 12 meses que estão por vir. A cada uva ingerida, a tradição recomenda mentalizar um desejo, projetando intenções positivas para cada mês, como se fossem sementes plantadas para serem colhidas ao longo do novo ano.
  5. Lentilha, louro ou sementes de romã na carteira
    Para atrair dinheiro e prosperidade no Ano Novo, uma simpatia tradicional é preparar a carteira com itens simbólicos que representam abundância. Entre os mais usados estão a folha de louro, as sementes de romã e as lentilhas. À meia-noite, guarde uma folha de louro seca e inteira na carteira, símbolo de vitória e sucesso; ou chupe sete sementes de romã, embrulhe-as em papel ou guardanapo e mantenha junto aos documentos, como sinal de fartura. Outra opção é colocar alguns grãos de lentilha na carteira, além de consumi-los na ceia, para atrair boa sorte financeira e abrir caminhos para um ano próspero.

Relacionadas

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a vice-governadora Hana Ghassan

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a…

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou nesta quarta-feira (28) da primeira entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação do programa social…
Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de R$ 12,6 milhões

Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de…

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entregou na tarde desta…
Remo para na defesa do Vitória e volta para Belém com derrota na estreia da Série A

Remo para na defesa do Vitória e volta para…

​O Clube do Remo não iniciou bem a caminhada na Série A. Em visita ao Barradão, em Salvador, o Leão Azul…