- 12 de agosto de 2025
Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, é preso em operação do MP de São Paulo
Sidney Oliveira, dono da rede Ultrafarma, foi preso na manhã desta terça-feira (12), em uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda.
Na operação também foi preso o executivo da Fast Shop, Otavio Gomes. No total, as equipes cumprem três mandados de prisão temporária. Os alvos são um fiscal de tributos estadual, apontado como o principal operador do esquema, e os dois empresários, sócios de empresas beneficiadas com decisões fiscais irregulares.
Além das prisões, também foram determinados mandados de busca e apreensão em endereços residenciais dos alvos, assim como na sede das empresas investigadas.
A investigação
Em investigação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec), descobriu-se que o fiscal, principal operador do esquema, manipulava processos administrativos para facilitar a quitação de créditos tributários às empresas. Em troca, ele recebia pagamentos mensais de propina por meio de uma empresa registrada em nome de sua mãe. A investigação aponta que o fiscal já recebeu mais de R$ 1 bilhão em propina.
A Ultrafarma não comentou sobre o caso. Já a Fastshop disse que ainda não teve acesso ao conteúdo da investigação e que está colaborando com o fornecimento de informações às autoridades competentes.