- 5 de outubro de 2025
SESPA descarta casos de contaminação por metanol no Pará; empresários asseguram qualidade das bebidas
Após diversas denúncias de contaminação por metanol em Belém e interior do estado, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) descartou, na sexta-feira (3), qualquer suspeita de contaminação de bebidas por meio da substância.
As investigações iniciaram após a suspeita de um caso em Marabá, no sudeste do Estado, após um homem passar mal e ser internado no Hospital Geral do município ao ingerir um drink.
CASOS
Durante a semana, o número de casos suspeitos de intoxicação pela substância no Brasil subiu para 181, de acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgadas neste sábado (4). Segundo o boletim atualizado, até o momento, já são 14 casos confirmados e 127 suspeitos em todo país.
Ainda neste sábado, a Secretaria da Saúde de São Paulo, onde os números de casos confirmados são maiores, informou a segunda morte por metanol. A vítima, um homem de 46 anos, foi identificada como Marco Antônio Jorge Júnior.
A pasta ainda informou que 4.300 ampolasde um estoque estratégico de etanol farmacêutico – que serve como antídoto para a intoxicação por meio da substância — chegará na próxima semana e será distribuído para todo país.
A Sespa disse mantém vigilância permanente em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde, atuando de forma integrada com os diferentes níveis de gestão do SUS, órgãos de controle e a sociedade civil, para prevenir e detectar precocemente qualquer ameaça à saúde pública. A Secretaria reforçou, ainda, a importância do comprometimento dos profissionais de saúde, da fiscalização sanitária e da conscientização da população, com foco na vigilância ativa e na prevenção de intoxicações por metanol.
BARES DE BELÉM
O avanço dos casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol também provocou mobilização de bares e estabelecimentos em Belém, que publicaram comunicados oficiais garantindo a qualidade e a procedência de seus produtos.
Diante da repercussão, casas noturnas, bares e distribuidoras locais emitiram notas oficiais nas redes sociais, garantindo que só trabalham com bebidas originais, de fornecedores oficiais e acompanhadas de nota fiscal e comprovação de procedência, para tranquilizar seus clientes e consumidores.
CASOS POR ESTADO
São Paulo segue concentrando a maior parte dos casos: são 162 notificações, sendo 14 confirmadas e 148 em investigação. O estado registra duas mortes confirmadas.
- Pernambuco: 11 casos suspeitos; 3 mortes em investigação
- Mato Grosso do Sul: 5 casos suspeitos; 1 morte em investigação
- Paraná: 5 casos suspeitos
- Bahia: 2 casos suspeitos; 1 morte em investigação
- Rio Grande do Sul: 2 casos suspeitos
- Distrito Federal: 1 caso suspeito
- Espirito Santo: 1 caso suspeito
- Goiás: 2 casos suspeitos
- Mato Grosso: 1 caso suspeito
- Rondônia: 1 caso suspeito
- Piauí: 1 caso suspeito
- Rio de Janeiro: 1 caso suspeito
- Paraíba: 1 caso suspeito