• 6 de dezembro de 2025

Servidores da Polícia Científica do Pará paralisam atividades e cobram aprovação do PCCR

Reprodução: Divulgação

Os servidores da Polícia Científica do Pará iniciaram uma paralisação na manhã de sexta-feira, 5, para cobrar o reconhecimento e valorização da categoria por meio do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). A mobilização, que durou 12 horas, pode ser retomada na próxima terça-feira (9) caso as reivindicações não avancem.

Categoria diz ser a única da segurança pública sem PCCR aprovado

Segundo representantes do movimento, desde 2024 o governo estadual condicionou a regularização de carreira das polícias Civil, Militar, Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar e do Detran-PA.
No entanto, somente a Polícia Científica segue sem PCCR aprovado.

Os manifestantes afirmam que o Ministério da Justiça envia anualmente cerca de R$ 45 milhões, além de equipamentos, totalizando R$ 80 milhões, destinados à segurança pública. Contudo, segundo eles, parte desses recursos não chega à categoria devido à ausência de um plano de carreira estruturado. Cerca de 450 servidores participaram da paralisação.

450 servidores aderiram ao ato

Em nota, a Polícia Civil informou que garantiu o funcionamento de 30% do efetivo, conforme legislação.

Serviços essenciais foram mantidos, como atendimento a pessoas idosas, mulheres, crianças, custodiados e a realização de exames de lesão corporal.

Mobilização ocorre desde terça-feira

A paralisação faz parte de uma série de atos que começaram na terça-feira (2). Os servidores já protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e à Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) para pressionar o governo estadual.

Governo segue em negociação

Em nota, a Segup e a Seplad informaram que seguem em tratativas e negociações com a categoria para buscar uma solução.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…