• 21 de janeiro de 2026

Servidores da educação e da saúde protestam em Belém nesta quarta, 21

Servidores públicos municipais da educação, saúde e assistência social de Belém, realizaram um ato unificado nesta quarta-feira (21), em protesto contra medidas adotadas pela gestão municipal. A mobilização cobra a revogação da Lei nº 10.266/26, do novo Estatuto do Magistério e da nova matriz curricular, além de denunciar riscos de privatização dos serviços públicos, por parte do professores.

A concentração ocorreu pela manhã, ao lado da Escola Bem-vinda de França, no bairro de São Brás, reunindo profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social. Em seguida, os manifestantes seguiram em caminhada pela Avenida José Malcher até a sede da Prefeitura de Belém, onde tentaram abrir diálogo com o prefeito Igor Normando e o secretário de educação, Patrick Tranjan, para apresentar as reivindicações e pedir a revogação do chamado “pacote de maldades”, aprovado em dezembro de 2025.

De acordo com os servidores, a Lei nº 10.266/26 representa um ataque a direitos historicamente conquistados e compromete a qualidade do serviço público prestado à população. Entre as principais pautas estão a valorização salarial, melhores condições de trabalho, realização de concurso público e a manutenção de um atendimento digno à sociedade.

Os educadores está em greve por tempo indeterminado e tem como eixos centrais a revogação da Lei nº 10.266/26, do novo Estatuto do Magistério e da nova matriz curricular, além da oposição à privatização dos serviços públicos. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp), a paralisação seguirá até que haja atendimento efetivo das reivindicações.

Paralelamente à mobilização, o Sintepp informou que iniciou 2026 com negociações junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Entre os pontos debatidos estão a revogação imediata da atual portaria do Código de Ética, a garantia de 30 dias de férias em julho no calendário escolar, ajustes na Instrução Normativa de Lotação para 2026 e a cobrança de celeridade na chamada “Lei do Descongelamento” (LC 226/2026), que trata de perdas salariais. O governo também prorrogou até fevereiro o prazo para atualização cadastral no sistema Sisprev.

Saúde

No ato unificado, servidores do PSM do Guamá denunciaram risco de fechamento, privatização e agravamento das condições de trabalho e de atendimento à população. Durante o percurso, os manifestantes fizeram uma parada em frente à Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), onde uma comissão tentou dialogar com o secretário Patrick Tranjan. A Avenida José Malcher chegou a ser parcialmente interditada durante a mobilização.

Assistência social

Também protestando no ato unificado, servidores da Funpapa, que atuam na assistência social, reivindicam a manutenção e garantia de atendimento do serviço público digno à população, melhores condições de trabalho para os servidores, valorização salarial dos servidores, realização de concurso público e aos direitos já conquistados para todas as categorias de servidores.

As entidades sindicais afirmam que a greve e as mobilizações continuarão enquanto não houver revogação das medidas contestadas e abertura efetiva de diálogo com a Prefeitura.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…