- 12 de janeiro de 2026
Sepultamento de irmã Henriqueta será nesta segunda-feira (12) em Soure, no Marajó
O corpo de Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, mais conhecida como Irmã Henriqueta, será sepultado nesta segunda-feira (12), em Soure, na Ilha do Marajó. Ela morreu no último sábado (10), em um acidente de carro na Paraíba. O corpo chegou a Belém com apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que ajudou no translado a partir de João Pessoa.
O voo com o corpo da irmã Henriqueta, acompanhado por familiares, pousou em Belém por volta de 19h30 do último domingo (11). Em seguida, foi conduzido para a funerária, de onde posteriormente foi levado para o velório que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado, antes de ser trasladado em uma aeronave para Soure. Ainda não se sabe que horas será o enterro.
Reconhecida no Brasil e no exterior pela atuação na defesa dos direitos humanos, Irmã Henriqueta era religiosa e professora. Ela percorria com frequência municípios do interior do Pará, especialmente no arquipélago do Marajó, onde realizava palestras e ajudava a organizar redes de proteção social.
A religiosa foi vítima de um capotamento na rodovia BR-230, na Paraíba, enquanto viajava de Campina Grande para João Pessoa. O condutor perdeu o controle do veículo em uma curva e colidiu contra um barranco. Outras três pessoas que estavam no automóvel sobreviveram ao impacto.
O governador do Pará, Helder Barbalho, decretou luto oficial de três dias pela morte de Irmã Henriqueta. “Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento da irmã Henriqueta, uma das maiores referências na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em nosso Estado”, escreveu. “Decreto luto oficial de três dias. Manifesto solidariedade aos familiares, amigos e a todos que seguem sua missão”, disse em uma rede social.