- 28 de dezembro de 2025
Secretário adjunto da controladoria de Parauapebas ganha caminhonete em sorteio da prefeitura; órgão é responsável por fiscalizar ação
O sorteio da campanha IPTU Premiado 2025, realizado na noite do último sábado (27), em Parauapebas, chamou a atenção não apenas pelos prêmios oferecidos, mas, sobretudo, pelo perfil do vencedor do prêmio principal. A caminhonete Triton, correspondente ao primeiro prêmio, foi sorteada para José Roberto Oliveira e Silva, secretário adjunto da Controladoria Geral do Município (CGM).
Apesar do cumprimento formal das regras divulgadas, o resultado gerou questionamentos pelo fato de o vencedor do principal prêmio integrar justamente a CGM, órgão responsável por fiscalizar, auditar e garantir a legalidade e a transparência de iniciativas dessa natureza do Executivo municipal, incluindo programas como o IPTU Premiado. Além disso, José Roberto Oliveira e Silva já atuou como assessor do prefeito Aurélio Goiano, à época em que ele exercia mandato de vereador.
Outro ponto que desperta estranheza é que o decreto que institui a campanha prevê restrições à participação de servidores diretamente envolvidos no processo de organização, fiscalização e controle do sorteio. Embora a Prefeitura ainda não tenha se manifestado oficialmente sobre o enquadramento funcional do servidor em relação às regras do programa, a situação pode configurar, ao menos, um potencial conflito de interesses. O deputado federal Keniston Braga (MDB-PA), que já foi Secretário da Fazenda da Cidade de Parauapebas, em 2021, repudiou o ocorrido em uma rede social.
“Eu jamais irei questionar a lisura do processo, comandado e controlado pela Caixa Econômica Federal, portanto, com certeza dentro da maior lisura possível. Mas, se isso não é ilegal, é imoral. Ter como vencedor do primeiro prêmio um adjunto da Controladoria do município é extremamente absurdo. Pessoas que ocupam uma função como essa deveriam ser isentas e não deveriam participar. Fica aqui meu repúdio, lamentável. Mais uma vez o governo dá uma total demonstração de desequilíbrio e despreparo”, afirmou.
No site oficial do município, a prefeitura esclarece que o sorteio ocorreu por meio do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), com o objetivo de premiar contribuintes que mantiveram o pagamento do IPTU em dia. Segundo a administração municipal, todas as etapas previstas foram cumpridas, desde a quitação dos débitos até 31 de outubro de 2025, passando pelo período de inscrição no site oficial da campanha, entre 3 de novembro e 8 de dezembro, até a publicação das listas preliminar e final de participantes aptos ao sorteio no Diário Oficial do Município. O sorteio teve como base a extração oficial da Loteria Federal do dia 27 de dezembro e a validação dos ganhadores ficou sob responsabilidade da comissão organizadora da campanha.
A redação do Cidade 091 entrou em contato com a prefeitura de Parauapebas mas, até o fechamento desta matéria não obteve retorno.