• 28 de dezembro de 2025

Secretário adjunto da controladoria de Parauapebas ganha caminhonete em sorteio da prefeitura; órgão é responsável por fiscalizar ação

(Reprodução / Redes Sociais)

O sorteio da campanha IPTU Premiado 2025, realizado na noite do último sábado (27), em Parauapebas, chamou a atenção não apenas pelos prêmios oferecidos, mas, sobretudo, pelo perfil do vencedor do prêmio principal. A caminhonete Triton, correspondente ao primeiro prêmio, foi sorteada para José Roberto Oliveira e Silva, secretário adjunto da Controladoria Geral do Município (CGM).

Apesar do cumprimento formal das regras divulgadas, o resultado gerou questionamentos pelo fato de o vencedor do principal prêmio integrar justamente a CGM, órgão responsável por fiscalizar, auditar e garantir a legalidade e a transparência de iniciativas dessa natureza do Executivo municipal, incluindo programas como o IPTU Premiado. Além disso, José Roberto Oliveira e Silva já atuou como assessor do prefeito Aurélio Goiano, à época em que ele exercia mandato de vereador.

Outro ponto que desperta estranheza é que o decreto que institui a campanha prevê restrições à participação de servidores diretamente envolvidos no processo de organização, fiscalização e controle do sorteio. Embora a Prefeitura ainda não tenha se manifestado oficialmente sobre o enquadramento funcional do servidor em relação às regras do programa, a situação pode configurar, ao menos, um potencial conflito de interesses. O deputado federal Keniston Braga (MDB-PA), que já foi Secretário da Fazenda da Cidade de Parauapebas, em 2021, repudiou o ocorrido em uma rede social.

“Eu jamais irei questionar a lisura do processo, comandado e controlado pela Caixa Econômica Federal, portanto, com certeza dentro da maior lisura possível. Mas, se isso não é ilegal, é imoral. Ter como vencedor do primeiro prêmio um adjunto da Controladoria do município é extremamente absurdo. Pessoas que ocupam uma função como essa deveriam ser isentas e não deveriam participar. Fica aqui meu repúdio, lamentável. Mais uma vez o governo dá uma total demonstração de desequilíbrio e despreparo”, afirmou.

No site oficial do município, a prefeitura esclarece que o sorteio ocorreu por meio do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), com o objetivo de premiar contribuintes que mantiveram o pagamento do IPTU em dia. Segundo a administração municipal, todas as etapas previstas foram cumpridas, desde a quitação dos débitos até 31 de outubro de 2025, passando pelo período de inscrição no site oficial da campanha, entre 3 de novembro e 8 de dezembro, até a publicação das listas preliminar e final de participantes aptos ao sorteio no Diário Oficial do Município. O sorteio teve como base a extração oficial da Loteria Federal do dia 27 de dezembro e a validação dos ganhadores ficou sob responsabilidade da comissão organizadora da campanha.

A redação do Cidade 091 entrou em contato com a prefeitura de Parauapebas mas, até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Relacionadas

PF cumpre mandados contra esquema de mineração ilegal que movimentou milhões no Pará

PF cumpre mandados contra esquema de mineração ilegal que…

A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (27), a Operação Nêmesis para investigar crimes ambientais e a exploração ilegal de recursos minerais…
Queda de raio em ato de Nikolas por liberdade de Bolsonaro deixa feridos em Brasília

Queda de raio em ato de Nikolas por liberdade…

Uma tempestade com descargas elétricas provocou um grave incidente durante uma mobilização política realizada em Brasília, na tarde deste domingo (25).…
Após decisão de Moraes, Nikolas Ferreira diz que ato em Brasília não será perto da ‘Papudinha’, onde está Bolsonaro

Após decisão de Moraes, Nikolas Ferreira diz que ato…

Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a detenção de pessoas concentradas nas proximidades do…