• 10 de outubro de 2025

Saiba quem são os cotados para a substituição de Barroso no STF

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Luís Barroso anunciou sua aposentadoria oficialmente na última quinta-feira (09), e com a decisão, o presidente Lula poderá indicar o seu décimo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, a movimentação gerou burburinho sobre o possível substituto ao cargo.

Um dos nomes mais cotados é o advogado geral da União, Jorge Messias, nome dito de confiança de Lula e alinhado com o governo atual. Tem 45 anos e é ministro da Advocacia Geral da União (AGU) desde o início do mandato do presidente.

Outro cotado é Vinicius Carvalho, de 47 anos. É ministro da CGU (Controladoria Geral da União) desde 2023. Tem uma relação antiga com o PT, além de ter doutorado em direito comercial pela Universidade de São Paulo (USP). 

Rodrigo Pacheco, de 48 anos, também está cotado para a vaga. Político em Minas Gerais, foi conselheiro de criminologia no Instituto de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais (2007 – 2010), auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais (2011-2014) e conselheiro federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de 2013 a 2015).

Ainda, foi presidente do Senado de 2021 a 2025, tendo uma boa relação com os atuais ministros do STF. 

Bruno Dantas também faz parte dessa disputa. Tem 47 anos e é ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) desde 2014. Doutor e mestre em direito pela PUC-SP, tem boas relações com o Centrão e partidos de esquerda.

Aposentadoria

Não há um limite para o mandato no cargo de ministro do STF, porém são obrigados a se aposentar ao completar 75 anos de idade, conforme a Constituição. Eles também podem se aposentar antes disso, levando em conta o tempo de serviço público e de contribuição previdenciária. 

Na prática, os ministros só deixam o cargo em três situações: ao atingirem a idade limite, por decisão pessoal ou em caso de perda de cargo por crime de responsabilidade. Este último cenário é o mais raro, já que a “demissão” depende de julgamento e aprovação do Senado.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…