• 22 de agosto de 2025

Reunião da ONU com autoridades mantém realização da COP30 em Belém

ONU remarca reunião sobre acomodações com organizadores da COP30

O Governo Federal, em parceria com o Governo do Pará, reafirmou nesta sexta, 22, ao Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) que todas as condições de logística, hospedagem, transporte, saúde e segurança estão asseguradas para a realização da COP30, em novembro de 2025, em Belém. Segundo o Brasil, a capital paraense conta com 53 mil leitos disponíveis, número superior à estimativa de 50 mil participantes esperados para o evento.

A estrutura inclui hotéis de diferentes categorias, imóveis privados regulamentados, dois cruzeiros internacionais (MSC Seaview e Costa Diadema) e acomodações específicas para povos indígenas, juventude e sociedade civil. O governo também criou um grupo de trabalho integrado pela Presidência da COP30, Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), Ministério do Turismo e Governo do Pará, que funcionará como canal direto de atendimento às delegações.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que a COP30 é prioridade de governo e será planejada “em cada detalhe, da hospedagem ao transporte, da saúde à segurança”, enquanto o governador Helder Barbalho garantiu medidas de controle de preços e fiscalização contra abusos em serviços de hospedagem. Já o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, ressaltou que o Brasil apresentou soluções integradas para assegurar que países menos desenvolvidos (LDCs) e pequenos Estados insulares (SIDS) tenham condições de participação plena.

Entre os pontos apresentados ao Bureau, o governo brasileiro confirmou a flexibilização do período mínimo de reservas, reduzido de 15 para 10 diárias, além da ampliação da oferta de hospedagem via plataforma oficial Bnetwork, que já dispõe de mais de 2.600 quartos na faixa de até US$ 600. Também foram asseguradas alternativas de acomodação para o caso de prorrogação das negociações após a saída dos navios, prevista para 22 de novembro.

As respostas do governo contemplaram 48 questionamentos feitos pelo Bureau da UNFCCC, incluindo questões sobre transporte, segurança, hospedagem e comunicação. O secretário-executivo da COP30, Valter Correia, afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas “com transparência e diálogo permanente”, garantindo condições plenas para a conferência.

*Com informações de COP30.com

Relacionadas

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra o Avaí é demitida

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra…

A torcedora do Avaí, Ana Costa Milena Schwtzer, flagrada com exclusividade pela nossa equipe proferindo ataques de injúria e xenofobia contra…
Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos na COP30

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos…

Uma Força-Tarefa Oceânica foi anunciada nesta terça-feira, 18/11, durante um encontro ministerial de alto nível na COP30. A iniciativa, liderada pelo…
Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler e Senado aprova censura a Merz

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler…

O governo da Alemanha divulgou, nesta semana uma nota de retratação após as declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, feitas…