- 29 de setembro de 2025
Reitor da UFPA celebra expansão da formação de professores na Amazônia
O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor doutor Gilmar Pereira da Silva, celebrou a seleção da instituição no Resultado Final do Edital nº 3/2025 do Ministério da Educação (MEC), publicado nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. A aprovação garante à UFPA participação no Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei), que busca ampliar as vagas de licenciaturas presenciais em todo o país.
Na Região Norte, a proposta foi liderada pela UFPA em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto prevê a abertura de novas turmas de licenciatura para formação de professores, em sintonia com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e com foco na valorização da carreira docente na educação básica.
O edital Prilei selecionou apenas seis redes no Brasil entre as nove submetidas, com previsão de até 2.880 vagas em cursos presenciais de licenciatura, distribuídas em 18 instituições de ensino superior.
Para o reitor Gilmar Pereira da Silva, o resultado é fruto do trabalho coletivo da universidade, especialmente da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), e reforça o papel estratégico da instituição.
“Esse reconhecimento pelo MEC demonstra a importância e a capacidade da UFPA de articular políticas estratégicas voltadas para a região amazônica, uma das mais desafiadoras no campo da educação no país. Com isso, nossa universidade reafirma seu papel também na formação de professores, valorizando esses profissionais, fortalecendo a interiorização do ensino superior e ampliando oportunidades para os estudantes da região”, afirmou.
A aprovação no Prilei representa mais um passo da gestão do reitor Gilmar Pereira da Silva em alinhar a produção acadêmica da UFPA às necessidades sociais da Amazônia, contribuindo para a melhoria da educação básica e para o desenvolvimento regional.